A LEI N.O 11.6545/2008 E O TRABALHO COM A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Milena Ramella Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Saionara Junges
  • Marília Lamb
  • Izolete dos Santos Riqueti

Resumo

Introdução: O presente estudo está inserido no contexto das discussões do componente curricular de Práticas
Extensionistas Comunitárias e interações dos acadêmicos com as escolas e professores, acerca da temática dos
patrimônios histórico-culturais focalizando as contribuições indígenas e afro-brasileiras. Ao interagir com as escolas e secretarias municipais de educação, constatou-se a necessidade de abordar o tema dos patrimônios
histórico-culturais e naturais, considerando a Base Nacional Comum Curricular e o forte elemento constituidor da
identidade e de pertencimento ao contexto local que este tema desperta ao ser explorado nas salas de aula.
Ainda, considerando o estabelecido na Lei. 11.645/2008, que insere como temas obrigatórios a história e cultura
afro-brasileira e indígena no ensino fundamental. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar como são
abordadas a história e cultura afro-brasileira e indígena nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas de
municípios da AMMOC. Método: A pesquisa se caracterizou com abordagem qualitativa e análise descritiva dos
dados. Em um primeiro momento foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema da pesquisa. Em seguida, foram
realizadas atividades de campo com intervenção pedagógica nas escolas e pesquisa com 21 professores de anos
iniciais de 8 municípios de abrangência da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC),
utilizando um questionário, cujos dados foram analisados descritivamente. Resultados: Os resultados indicam que,
apesar da relevância significativa do tema, alguns professores hesitam em abordar assuntos relacionados. Por outro
lado, outros incorporam o tema às disciplinas como Geografia, História e mesmo Ensino Religioso, evidenciando a
integração e a diversidade dos conteúdos e a realidade de alguns sem conhecimento acerca da temática.
Conclusão: A análise dos dados confirma que, embora a história e a cultura afro-brasileira e indígena sejam
reconhecidas como fundamentais para a formação de uma identidade cultural rica e diversificada, sua
implementação efetiva no ensino fundamental ainda é superficial. Os profissionais respondentes da pesquisa
demonstram a necessidade de formação continuada acerca da temática da Lei 11.645/2008 para a compreensão
histórica e contextualizada das contribuições indígenas e afro-brasileiras na constituição de nossa sociedade e
tornar mais visível e presente este tema nas escolas. Investir em capacitação contínua e em estratégias
pedagógicas contribuirá para a valorização e o reconhecimento pleno da diversidade cultural nas salas de aula,
promovendo um ambiente educacional que reflita e respeite a rica herança cultural do Brasil.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Ramella, M., Junges, S., Lamb, M., & Riqueti, I. dos S. (2024). A LEI N.O 11.6545/2008 E O TRABALHO COM A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35683. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35683

Edição

Seção

Campus Joaçaba

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