ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO: DO ENSINO À APRENDIZAGEM
Resumo
Introdução: A adaptação ao meio líquido é de suma importância para o ensino da natação, visto que é a fase que visa dar segurança ao aluno no meio líquido. Por não fazer parte do seu cotidiano, é preciso criar um ambiente aquático em que ele se sinta confortável, sem medo, para que o aprendizado seja mais efetivo. Essa fase passa por oito processos a serem seguidos: os primeiros contatos com a água, respiração, descontração facial, visão subaquática, flutuação, sustentação, propulsão, mergulho. O Profissional de Educação Física pode usar de várias aplicabilidades para alcançar essa adaptação. Objetivo: Capacitar o acadêmico para elaboração de planejamento e aplicação de procedimentos metodológicos no ensino da adaptação ao meio líquido, priorizando o valor educativo das diversas manifestações do movimento humano e da promoção da saúde, visando alcançar a competência de analisar, avaliar e intervir com qualidade na atividade acadêmico-profissional. Método: Contextualização teórica e atividades com aplicação prática na piscina. As aulas iniciaram em sala de aula, com o professor explicando a temática por meio de slides e vídeos para facilitar o entendimento das fases adaptativas e após foram realizadas atividades práticas com as oito fases de adaptação na piscina. Osou-se de atividades lúdicas para a prática dos primeiros contatos com a água, as técnicas de respiração no meio líquido, descontração facial, visão subaquática, flutuação, sustentação, propulsão e mergulho. Resultados: A partir das vivências em sala de aula os alunos puderam ter a compreensão da teoria e prática da temática, onde aprenderam sobre as técnicas de adaptação ao meio líquido, formas de ensino e abordagens seguras para que ele seja efetivo, bem como vivenciaram na prática as fases desse processo. Conclusão: Considera-se relevante a relação teoria e prática para que os acadêmicos possam agregar em seu processo de ensino/aperndizagem no que tange a adaptação ao meio líquido, possibilitando a diversificação de conhecimento para a construção de atividades relacionadas ao tema na atuação profissional.
Palavras-chave: Adaptação; Meio Líquido. Profissional de Educação Física. Teoria e Prática.