ENSINO E APRENDIZAGEM DO NADO PEITO

Autores

  • Rodrigo Felipe Giehl Becker
  • Pablo Pelle Delpino
  • Marco Antonio Villa
  • Daniel Nunes Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A natação, como tema, é abordada em diversos cursos de educação
física com a finalidade de preparar os futuros profissionais para intervir em diversos
campos de atuação, como clubes, escolas e academias. Especificamente, há
disciplinas que têm como objeto de estudo a natação, tendo por sua vez conteúdos
a serem trabalhados a história, os nados culturalmente determinados (crawl, costas,
peito e borboleta), saídas e viradas suas diversas nomenclaturas para definir as fases
das braçadas e pernadas, mecânica da técnica e processos pedagógicos. O nado
peito é um dos 4 estilos competitivo. É também um valioso estilo de sobrevivência.
Objetivo: Capacitar o acadêmico para a elaboração de planejamento e aplicação
de procedimentos metodológicos do ensino do nado peito, priorizando o valor
educativo de diversas manifestações do movimento humano e da promoção da
saúde, visando alcançar a competência de analisar, avaliar e intervir com qualidade
na atividade acadêmico profissional. Método: Atividades e aplicação prática na
piscina, através de dinâmicas utilizando movimentos simples do nado e aprimorando
os mesmos até atingir o nado peito e assim focando na melhora deste movimento.
Aplicação conceitual com resolução de situação problema; os alunos vão ser
testados e avaliados através de um questionário online, no qual haverá perguntas
de múltipla escolha e descritivas, podendo ser em duplas, sem consultas a materiais.
Elaboração de estruturas de aula com foco na temática; a aula será elaborada de
formato de progressão pedagógica, onde começará dos movimentos mais básicos
da natação até ir avançando nos movimentos do nado peito e suas técnicas. Sala
de aula invertida; após atividades propostas, será direcionado aos alunos que
desenvolvam uma aula com o nado peito e apresentem teoricamente e na prática
esta atividade. Construção de planejamento com foco na temática; como nado
peito sendo o foco das atividades, toda a construção e desenvolvimento das aulas
se dará voltado a este estilo. Resultados: Compreensão teórico prática da temática;
através de perguntas orais e onlines, irão demonstrar sua compreensão do conteúdo.
Vivências práticas; através das atividades de progressão e aplicação dos alunos se
dará a vivências práticas. Compartilhamento de experiências; feedback das aulas,
reunidos em momento social. Conclusão: Através do exposto e seguindo os objetivos
pautados tem-se que o nado peito é um estilo difícil de estudo, mesmo que é um dos
primeiros nados, porém é muito importante para o desenvolvimento motor e socio afetivo dos alunos.
Palavras-chave: Nado peito; Natação; Aprendizagem; Movimento..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Felipe Giehl Becker, R., Pelle Delpino, P., Antonio Villa, M., & Nunes, D. (2022). ENSINO E APRENDIZAGEM DO NADO PEITO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31762. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31762

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>