PLANO DE MARKETING PARA UMA AGROPECUÁRIA DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NA CIDADE DE CHAPECÓ

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Resumo

Introdução: O plano de marketing é uma ferramenta de gestão estratégica da empresa, sendo considerado um documento formal estruturado, no qual os objetivos organizacionais de marketing são estabelecidos, bem como as estratégias para alcançá-las. Objetivo: O objetivo do estudo foi elaborar um plano de markeing para uma Agropecuária de pequeno porte na cidade de Chapecó. Método: Para isso foi realizada uma pesquisa abordando tópicos gerais sobre planejamento de marketing, como: conceitos, estrutura, benefícios e controle, pois é a partir de um planejamento que são tomadas as decisões para o crescimento de uma empresa. O método aplicado terá como base a proposição de Las Casas (2011) que abrange as seguintes etapas: análise do ambiente, objetivos e estratégias de marketing. Neste sentido, se realizou á análise interna e externa da empresa, para verificação da situação atual da empresa frente ao mercado em que atua. Em primeiro momento foi realizado uma entrevista com o gestor, e, posteriormente, aplicou-se um questionário com os clientes. Resultados: Por meio dos resultados obtidos na entrevista constatou que a empresa não possui um setor próprio para trabalhar o marketing e apresenta dificuldades para o desenvolvimento do mesmo. Diante do questionário foi possivel verificar a percepção dos clientes quanto a empresa e definir o poscionamento de mercado, além de fornecer dados importantes para o desenvolvimento do plano de marketing, como reais motivos dos clientes propcurarem a Agropecuária. Conclusão: Com a análise dos dados coletados concluidos percebeu-se que a empresa apresenta algumas dificuldades, sendo a falta de um colaborador para desenvolver o marketing da empresa, pois o gestor desenvolve todas as funções da organização, com isso não conseguindo dar atenção no setor de marketing. Com base no questionário aplicado com os clientes, com as observações feitas na Agropecuária e juntamente considerando a teoria abordada, foi elaborarado propostas para a empresa com varias sugestões de melhoria e novas oportunidade em relação aos produtos, ao preço, a praça, as promoções, ao ambiente, ao atendimento oferecido aos clientes, concorrência e ainda em relação à divulgações da empresa/produtos. Também ao final do trabalho foram elaborados planos de ação para a empresa colocar e prática as propostas.Portanto, pode-se concluir que a elaboração de um plano de marketing deve ser bem planejada, considerando diversas variáveis, para a empresa resulta em ótimas oportunidades para a mesma, possibilitando alternativas para manter e fidelizar os clientes e para crescer e ter sucesso no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Marketing; Plano de Marketing; Micro e Pequenas Empresas.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Sberse, V. C., Boita Dalbosco, I., & Pavan, D. (2022). PLANO DE MARKETING PARA UMA AGROPECUÁRIA DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NA CIDADE DE CHAPECÓ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31759. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31759

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

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