SPECHT PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: ESTUDO DE VIABILIDADE MERCADOLÓGICA E ECONÔMICO-FINANCEIRA DE EXPORTAÇÃO DE FARINHA DE TRIGO PARA A ANGOLA
Resumo
Com este estudo, buscou-se analisar se a exportação de farinha de trigo para a Angola pela empresa Specht Produtos Alimentícios Ltda é viável mercadológica e financeiramente. Para isso, foi necessário identificar o mercado-alvo por meio de um levantamento de informações pertinentes à possível atuação da empresa no País, bem como discriminar as etapas do processo de exportação considerando os trâmites burocráticos e os custos envolvidos, bem como realizar a análise de viabilidade mercadológica e econômico-financeira de exportação. A abordagem de pesquisa adotada foi a quali-quantitativa. Como método de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso simples, por abordar apenas uma empresa por meio de uma pesquisa descritiva. Para a técnica de coleta e análise dos dados foram escolhidos a pesquisa bibliográfica, a observação, a entrevista semiestruturada e o levantamento de informações. Como resultado, no que diz respeito ao mercado-alvo, foi identificada a oportunidade de atuação da empresa Specht Produtos Alimentícios Ltda em Angola, uma vez que o País em questão importa o produto por não produzir quantidade suficiente para atender à demanda nacional. Quanto à discriminação das etapas do processo de exportação, percebe-se a necessidade do conhecimento de cada fase para identificar quais custos são de responsabilidade do exportador e quais são de responsabilidade do importador. Em relação às exigências relativas ao produto para a inserção no mercado angolano, verificou-se que é necessário constar na embalagem o idioma português e projetar a validade do produto. Com base na análise financeira da Specht Produtos Alimentícios Ltda, foi possível constatar que é viável exportar farinha de trigo para a Angola. Destaca-se, ainda, que a análise de viabilidade para essa empresa, apesar de possuir trâmites característicos e burocráticos, apresenta resultados satisfatórios, o que deixa margem para afirmar que houve uma contribuição no que se refere à internacionalização da presente empresa, para que assim possa ingressar no mercado internacional a fim de expandir o negócio.
Palavras-chave: Viabilidade. Exportação. Pequenas e Médias Empresas (PMEs).