OS NÍVEIS DO AUTISMO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS EFICAZES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autores
- Dirlei Weber Rosa Unoesc
- ÉLIN PAULA CORDEIRO GROSS
- FABIANA REGINA DOS SANTOS
- LAURA CAROLINE GARCIA SCHUERMANN
- ANA CRISTINA STOCK
- ADRIANA SERNAJOTO
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Biografia do Autor
ÉLIN PAULA CORDEIRO GROSS
Este relato é uma reflexão de um estudo do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso, compreender os diversos termos inerentes ao assunto, resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.
FABIANA REGINA DOS SANTOS
Este relato é uma reflexão de um estudo do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso, compreender os diversos termos inerentes ao assunto, resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.
LAURA CAROLINE GARCIA SCHUERMANN
Este relato é uma reflexão de um estudo do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso, compreender os diversos termos inerentes ao assunto, resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.
ANA CRISTINA STOCK
Este relato é uma reflexão de um estudo do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso, compreender os diversos termos inerentes ao assunto, resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.
ADRIANA SERNAJOTO
Este relato é uma reflexão de um estudo do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso, compreender os diversos termos inerentes ao assunto, resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.