ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS

Autores

  • Dirlei Weber Rosa Unoesc
  • LETICIA OLIVEIRA BERNARDO
  • EDINEIA MARTINS PEREIRA
  • ADRIANA SERNAJOTO

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Biografia do Autor

LETICIA OLIVEIRA BERNARDO

O tema “acessibilidade nas escolas” é de suma importância no contexto escolar, visto que o acesso à educação é direito de todos. As escolas precisam estar adequadas  as necessidades para acolher a todas as crianças independente da sua deficiência. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os espaços físicos das escolas do município de Capinzal em relaçao a acessibilidade física e pedagógica. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com a exploração e análise descritiva dos dados levantados. Os procedimentos técnicos aconteceram mediante aplicação de questionário remota, pesquisa bibliográfica e documental com levantamento de dados. A população amostra foram as escolas de educação básica do Município de Capinzal/SC. Contudo, consideramos que a acessibilidade é muito importante para a inclusão de pessoas com deficiências nas escolas, porém nem todas do município possuem adaptações físicas e pedagógica necessárias. Constatamos diferenças significativas entre as escolas pesquisadas, uma que se destacava com muitos itens de acessibilidade, outras praticamente sem nenhum e com pouca preocupação em relação ao tema. Os recursos advindos do governo são escassos e não suprem as necessidades das escolas. Ficou evidenciado a falta de profissionais especializados. Falta de uma política pública. A educação é direito para todos, assegurado por leis, é  importante que na escola as adaptações necessárias ocorram adequando espaços e utilizando de diferentes ferramentas e estratégias pedagógicas para que seja garantido um desenvolvimento integral dos alunos com deficiência.

EDINEIA MARTINS PEREIRA

O tema “acessibilidade nas escolas” é de suma importância no contexto escolar, visto que o acesso à educação é direito de todos. As escolas precisam estar adequadas  as necessidades para acolher a todas as crianças independente da sua deficiência. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os espaços físicos das escolas do município de Capinzal em relaçao a acessibilidade física e pedagógica. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com a exploração e análise descritiva dos dados levantados. Os procedimentos técnicos aconteceram mediante aplicação de questionário remota, pesquisa bibliográfica e documental com levantamento de dados. A população amostra foram as escolas de educação básica do Município de Capinzal/SC. Contudo, consideramos que a acessibilidade é muito importante para a inclusão de pessoas com deficiências nas escolas, porém nem todas do município possuem adaptações físicas e pedagógica necessárias. Constatamos diferenças significativas entre as escolas pesquisadas, uma que se destacava com muitos itens de acessibilidade, outras praticamente sem nenhum e com pouca preocupação em relação ao tema. Os recursos advindos do governo são escassos e não suprem as necessidades das escolas. Ficou evidenciado a falta de profissionais especializados. Falta de uma política pública. A educação é direito para todos, assegurado por leis, é  importante que na escola as adaptações necessárias ocorram adequando espaços e utilizando de diferentes ferramentas e estratégias pedagógicas para que seja garantido um desenvolvimento integral dos alunos com deficiência.

ADRIANA SERNAJOTO

O tema “acessibilidade nas escolas” é de suma importância no contexto escolar, visto que o acesso à educação é direito de todos. As escolas precisam estar adequadas  as necessidades para acolher a todas as crianças independente da sua deficiência. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os espaços físicos das escolas do município de Capinzal em relaçao a acessibilidade física e pedagógica. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com a exploração e análise descritiva dos dados levantados. Os procedimentos técnicos aconteceram mediante aplicação de questionário remota, pesquisa bibliográfica e documental com levantamento de dados. A população amostra foram as escolas de educação básica do Município de Capinzal/SC. Contudo, consideramos que a acessibilidade é muito importante para a inclusão de pessoas com deficiências nas escolas, porém nem todas do município possuem adaptações físicas e pedagógica necessárias. Constatamos diferenças significativas entre as escolas pesquisadas, uma que se destacava com muitos itens de acessibilidade, outras praticamente sem nenhum e com pouca preocupação em relação ao tema. Os recursos advindos do governo são escassos e não suprem as necessidades das escolas. Ficou evidenciado a falta de profissionais especializados. Falta de uma política pública. A educação é direito para todos, assegurado por leis, é  importante que na escola as adaptações necessárias ocorram adequando espaços e utilizando de diferentes ferramentas e estratégias pedagógicas para que seja garantido um desenvolvimento integral dos alunos com deficiência.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

Rosa, D. W., BERNARDO, L. O., PEREIRA, E. M. ., & SERNAJOTO, A. (2020). ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e25696. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/25696

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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