ENSINO DIFERENCIADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Dirlei Weber Rosa Unoesc
  • GRASIELA DAMBROS
  • ADRIANA SERNAJOTO

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Biografia do Autor

GRASIELA DAMBROS

 O estudo é resultado de uma reflexão sobre o tema “ensino diferenciado para alunos com deficiência no ensino regular”. O objetivo deste relato é Compreender a Importância da Inclusão social através da escola. A metodologia empregada na pesquisa foi qualitativa, como amostra professores regentes. Este relato evidenciou algumas das dificuldades encontradas pelos professores para a inclusão de alunos com deficiência. Foram abordadas questões que envolvem o ensino e as ações realizadas para lidar com as diferenças, sem que seja ultrapassado o direito que cada aluno tem à educação. Por ainda haver problemas estruturais de inúmeras ordens, desde recursos humanos e a falta de verbas dentro das unidades de Ensino. Desta maneira percebeu-se que os professores regentes têm-se constituído em um desafio que vai além da sua formação, de forma a aprimorar suas práticas e estabelecer articulação com outros profissionais da educação especial. Nesse sentido, o desenvolvimento da criança com deficiência depende, em muito, da qualidade dessas vivências sociais, sejam elas aquelas que ocorrem no seio da família, no espaço escolar ou ainda no ambiente terapêutico, todos considerados espaços de aprendizagem. A inclusão acontece quando “se aprende com as diferenças, e não com as igualdades” (Freire, 1998.p.108). Contudo, a qualidade da participação nas atividades cotidianas é determinante para a formação da identidade do aluno com deficiência. O direito de participar do ensino comum é condição essencial para que esse aluno possa vivenciar oportunidades saudáveis de seu desenvolvimento.

ADRIANA SERNAJOTO

 O estudo é resultado de uma reflexão sobre o tema “ensino diferenciado para alunos com deficiência no ensino regular”. O objetivo deste relato é Compreender a Importância da Inclusão social através da escola. A metodologia empregada na pesquisa foi qualitativa, como amostra professores regentes. Este relato evidenciou algumas das dificuldades encontradas pelos professores para a inclusão de alunos com deficiência. Foram abordadas questões que envolvem o ensino e as ações realizadas para lidar com as diferenças, sem que seja ultrapassado o direito que cada aluno tem à educação. Por ainda haver problemas estruturais de inúmeras ordens, desde recursos humanos e a falta de verbas dentro das unidades de Ensino. Desta maneira percebeu-se que os professores regentes têm-se constituído em um desafio que vai além da sua formação, de forma a aprimorar suas práticas e estabelecer articulação com outros profissionais da educação especial. Nesse sentido, o desenvolvimento da criança com deficiência depende, em muito, da qualidade dessas vivências sociais, sejam elas aquelas que ocorrem no seio da família, no espaço escolar ou ainda no ambiente terapêutico, todos considerados espaços de aprendizagem. A inclusão acontece quando “se aprende com as diferenças, e não com as igualdades” (Freire, 1998.p.108). Contudo, a qualidade da participação nas atividades cotidianas é determinante para a formação da identidade do aluno com deficiência. O direito de participar do ensino comum é condição essencial para que esse aluno possa vivenciar oportunidades saudáveis de seu desenvolvimento.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

Rosa, D. W., DAMBROS, G., & SERNAJOTO, A. (2020). ENSINO DIFERENCIADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA . Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e25705. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/25705

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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