A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA SOB A ÓTICA DE EMÍLIA FERREIRO
Resumo
A escrita é um processo prático que permite traduzir o que passa na mente, é um procedimento de comunicação. Antes de escrever a criança tem que organizar o seu pensamento de forma a transmití-lo, assim, o educador deve proporcionar momentos de motivação que levem ao desejo da expressão escrita. Todos tem direito à educação numa instituição escolar e manter-se até concluir a etapa da educação básica, porém, a escola nem sempre consegue atingir esse objetivo. O professor deve ter olhares diferenciados em seu planejamento atingindo os níveis que estão em sua sala. A construção da escrita é o marco principal para o desenvolvimento do aluno. Sendo assim, diante das defasagens percebidas no desenvolvimento da aprendizagem (que se dá com a construção da escrita), questiona-se: em que fases de construção de escrita, a partir da teoria de Emília Fereriro, encontram-se as turmas de pré e primeiro ano da escola Andre Rebouças? O objetivo geral da pesquisa foi: analisar em que fase de construção da escrita encontram-se as turmas de pré e primeiro ano da escola André Rebouças. A metodologia usada nesta pesquisa foi qualitativa, exploratória e descritiva. Assim, percebeu-se que as turmas são heterogêneas, compreendendo várias fases de construção da escrita, logo o professor deve conhecer os níveis de aprendizagem dos alunos, encontrar possíveis meios de melhorar a escrita e incentivá-los na construção do conhecimento, encontrando saídas para as dificuldades, na busca de tornar pessoas alfabetizadas, letradas e aptas a interagir na sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Sernajoto, A., Bressan, N. L., & Serena, A. P. (2018). A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA SOB A ÓTICA DE EMÍLIA FERREIRO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18376
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino