OS NÍVEIS DO AUTISMO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS EFICAZES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Dirlei Weber Rosa Unoesc
  • ÉLIN PAULA CORDEIRO GROSS
  • FABIANA REGINA DOS SANTOS
  • LAURA CAROLINE GARCIA SCHUERMANN
  • ANA CRISTINA STOCK
  • ADRIANA SERNAJOTO

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Biografia do Autor

ÉLIN PAULA CORDEIRO GROSS

Este relato é uma reflexão de um estudo  do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso,  compreender os diversos termos inerentes ao assunto,  resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa  de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.   

FABIANA REGINA DOS SANTOS

Este relato é uma reflexão de um estudo  do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso,  compreender os diversos termos inerentes ao assunto,  resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa  de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.   

LAURA CAROLINE GARCIA SCHUERMANN

Este relato é uma reflexão de um estudo  do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso,  compreender os diversos termos inerentes ao assunto,  resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa  de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.   

ANA CRISTINA STOCK

Este relato é uma reflexão de um estudo  do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso,  compreender os diversos termos inerentes ao assunto,  resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa  de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.   

ADRIANA SERNAJOTO

Este relato é uma reflexão de um estudo  do cenário atual sobre Educação Especial. Por isso,  compreender os diversos termos inerentes ao assunto,  resgatar os principais aspectos históricos e sistematizar conhecimentos que contribuirão significativamente para a prática pedagógica inclusiva e eficaz da diversidade do âmbito educacional. No tema deste estudo os níveis do autismo e as suas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar e compreender quais são os níveis do autismo, bem como as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversas fontes teóricas, sendo que a sua abordagem metodológica é qualitativa, pois analisou-se questões específicas e subjetivas sobre o autismo de maneira exploratória, descritiva e analítica. Sendo uma pesquisa  de campo através de questionário online. Levando-se em consideração os dados analisados, conclui-se que a maioria dos entrevistados que possuem alguma ligação com autistas e conhecem os níveis e as principais características dessa deficiência. Constatou-se que há diversas práticas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, as quais variam de acordo com as particularidades de cada nível, conforme o ritmo e tempo de desenvolvimento.O autista apresenta aspectos imprescindíveis no processo pedagógico, a afetividade, o diálogo e a participação da família, que interferem significativamente em seu desenvolvimento integral.   

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

Rosa, D. W., GROSS, ÉLIN P. C., SANTOS, F. R. D., SCHUERMANN, L. C. G., STOCK, A. C. ., & SERNAJOTO, A. (2020). OS NÍVEIS DO AUTISMO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS EFICAZES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e25691. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/25691

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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