INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA
Resumo
Inclusão escolar é o acolhimento de todas as pessoas no sistema de ensino, sem exceção, independentemente de cor, classe social, condições físicas e psicológicas. As escolas inclusivas dispõem de uma organização do sistema educacional através de estratégias de ensino modernas e eficazes, que contemplam todas as necessidades que seus alunos possuem. É necessário defender o ensino que emancipa e não aquele que submete os alunos intelectualmente. O professor considerar a avaliação do desenvolvimento das competências dos alunos diante de situações-problema em detrimento da memorização de informações e da reprodução de conhecimentos sem compreensão, cujo objetivo é apenas tirar boas notas e ser promovido, assim questiona-se: quais as estratégias de ensino são mais eficazes no processo de inclusão? Neste sentido, os objetivos da pesquisa foram: analisar quais as estratégias o professor deve utilizar para que a aprendizagem se efetive; identificar o papel do professor frente ao processo de inclusão; observar as diferentes realidades vivenciadas na sala de aula; refletir as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado; Esta foi uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e de ação, que aconteceu na EM Viver e Conhecer, na educação infantil e anos iniciais, iniciando com a observação, planejamento e regência. Pode-se concluir que somente com estratégias diversificadas é possível efetivar a inclusão na escola. O professor precisa ser afetivo, acolhedor, ter conhecimento, ser criativo, pesquisador e se responsabilizar pelo processo inclusivo.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Sernajoto, A., Giacometti, L. P., & Silva, C. da. (2018). INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18378
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino