A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES EM UM CURSO DE FISIOTERAPIA
Resumo
O debate sobre a docência no ensino superior na área da saúde tem se intensificado no sentido de promover uma experiência formativa que supere a pedagogia da transmissão e que utilize estratégias dialógicas e problematizadoras nos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é relatar, na percepção dos docentes, como as experiências pedagógicas inovadoras tem impactado na formação acadêmica de um curso de fisioterapia. Os professores têm sido sensibilizados, por meio da formação docente continuada e de debates no Núcleo Docente Estruturante (NDE) a incluir em suas aulas metodologias que estimulem a autonomia do estudante. Dentre as estratégias de ensino utilizadas estão: aprendizagem baseada em problemas, simulação realística, instrução por pares, entre outras. Diante das vivências percebe-se que as estratégias utilizadas são importantes e possibilitam o protagonismo dos estudantes, promovendo a criatividade e inovação, e sobretudo o desenvolvimento intelectual baseado em conceitos. Assim, torna-se importante propiciar condições de trabalho e de formação continuada aos docentes, para que os mesmos sejam capazes de ressignificar suas práticas, possibilitando espaços dialógicos, nos quais discentes e docentes sejam sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Frisa-se que a discussão sobre a pedagogia universitária deve ser ampliada, uma vez que, transformar o processo educativo se trata de um complexo desafio que requer mudanças nas concepções de educação e nas práticas de ensino, bem como nas relações entre docentes e discentes.
Palavras-chave: Pedagogia universitária. Formação profissional em saúde. Inovações pedagógicas.