A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES EM UM CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Cláudia Elisa Grasel Unoesc
  • Chrystianne M. Firmiano Barros Saretto
  • Alessandra Tonello Discente do Curso de Fisioterapia/ACV/ Unoesc

Resumo

O debate sobre a docência no ensino superior na área da saúde tem se intensificado no sentido de promover uma experiência formativa que supere a pedagogia da transmissão e que utilize estratégias dialógicas e problematizadoras nos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é relatar, na percepção dos docentes, como as experiências pedagógicas inovadoras tem impactado na formação acadêmica de um curso de fisioterapia. Os professores têm sido sensibilizados, por meio da formação docente continuada e de debates no Núcleo Docente Estruturante (NDE) a incluir em suas aulas metodologias que estimulem a autonomia do estudante. Dentre as estratégias de ensino utilizadas estão: aprendizagem baseada em problemas, simulação realística, instrução por pares, entre outras. Diante das vivências percebe-se que as estratégias utilizadas são importantes e possibilitam o protagonismo dos estudantes, promovendo a criatividade e inovação, e sobretudo o desenvolvimento intelectual baseado em conceitos. Assim, torna-se importante propiciar condições de trabalho e de formação continuada aos docentes, para que os mesmos sejam capazes de ressignificar suas práticas, possibilitando espaços dialógicos, nos quais discentes e docentes sejam sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Frisa-se que a discussão sobre a pedagogia universitária deve ser ampliada, uma vez que, transformar o processo educativo se trata de um complexo desafio que requer mudanças nas concepções de educação e nas práticas de ensino, bem como nas relações entre docentes e discentes.

Palavras-chave:  Pedagogia universitária. Formação profissional em saúde. Inovações pedagógicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Elisa Grasel, Unoesc

Docente da Área de Ciências da Vida

Chrystianne M. Firmiano Barros Saretto

Docente da Área de Ciências da Vida.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Grasel, C. E., Saretto, C. M. F. B., & Tonello, A. (2017). A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES EM UM CURSO DE FISIOTERAPIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14930

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino