FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NA APROXIMAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO

Autores

  • Cláudia Elisa Grasel Unoesc
  • Elisabeth Hafner Facin Unoesc
  • Rogério Augusto Bilibio Unoesc

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar os limites e possibilidades de avanços nas propostas de formação docente diante das experiências vivenciadas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) juntamente com a Avaliação Institucional (AI) de uma instituição de ensino superior (IES) comunitária, sistema multicampi,  com política de formação docente continuada compartilhada. As ações e os projetos desenvolvidos pelo NAP são orientadas a construção de um processo educativo de qualidade, baseado na discussão dos currículos, alinhados às metas institucionais e resultados a AI (interna e externa), pautado na formação continuada dos docentes.  Diante das vivências cotidianas, pontua-se como limites: (a) excessiva preocupação docente com um ensino que preconiza a formação técnica em detrimento da formação geral, (b) presença de uma cultura de utilização da aula expositiva como principal estratégia adotada, (c) distância geográfica entre os campi que compromete a política de formação docente, (d) foco principal no ensino com pouca ênfase na pesquisa e na extensão. Apresenta-se como possibilidades: (a) ampliação da equipe de apoio pedagógico nos campi, (b) impacto positivo dos resultados das avaliações interna e externa considerando o caráter formativo, (c) redefinição recente de políticas institucionais. Finalmente, percebe-se o desafio de ressignificar os saberes docentes; estabelecendo estratégias diversificadas para o acompanhamento constante do processo pedagógico e de gestão dos cursos de graduação,   * Artigo apresentado na íntegra no Anais do IV SIPASE http://www.pucrs.br/edipucrs/

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Biografia do Autor

Cláudia Elisa Grasel, Unoesc

Docente da Área das Ciências Biológicas e da Saúde (Educação Física, Fisioterapia e Odontologia)

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Grasel, C. E., Facin, E. H., & Bilibio, R. A. (2018). FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NA APROXIMAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17726

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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