MÚSICA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A Música e a contação de histórias são duas das mais antigas artes produzidas pela humanidade, ambas possuem o poder de instigar desde a vida intrauterina até o período geriátrico dos indivíduos, prendendo a atenção, despertando a curiosidade, proporcionando conhecimento e interação. O estudo caracteriza-se como pesquisa-ação, qualitativa e exploratória e atribuiu à arte da música e da contação de história como elementos didático pedagógicos. O objetivo geral: analisar como a música e a contação de história podem auxiliar na construção do conhecimento de alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de um percurso formativo de educação integral do ser humano. Os objetivos específicos: Verificar a importância da música e contação de histórias, na construção do conhecimento; Observar como a música e a contação de histórias pode mobilizar o aluno para o conhecimento; Conhecer a relação entre música e contação no processo pedagógico; Verificar como a música e a contação de histórias podem auxiliar no processo formativo; Perceber a reação dos alunos frente a proposta e trabalho com música e contação de histórias. Os campos de vivência da pesquisa foram a EB Waldomiro Liessen, com crianças e a Unoesc de Capinzal com professores da rede pública. Concluindo o estudo, afirma-se que a música e a contação de histórias permite ao ser humano viajar pelo mundo do imaginário, da fantasia, da sonoridade musical com todas as suas nuances, tornando a vida, o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e prazeroso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Sernajoto, A., & Schranck, A. C. (2017). MÚSICA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14264
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino