PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA SUA FORMAÇÃO

Autores

  • Iara Daiany de Sousa Pereira Burlim Unoesc
  • Marly Baretta Unoesc

Resumo

O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) com o intuito de contribuir com a qualificação da formação dos futuros professores, proporciona aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a vivência no ambiente escolar, bem como uma bolsa de auxílio financeiro proveniente do programa. A inserção do acadêmico na escola possibilita compartilhar da experiência do professor da escola nas questões relacionadas ao planejamento, desenvolvimento, organização e aplicação das aulas, que buscam o desenvolvimento do aluno na escola, por meio de atividades motivadoras para tornar as aulas cada vez mais interessantes, ricas e prazerosas. Com o intuito de refletir sobre a percepção de alunos do ensino fundamental sobre a influência do Pibid na sua formação escolar, serão investigados 300 adolescentes dos anos finais do ensino fundamental, estudantes de duas escolas da rede municipal de ensino que tiveram contato com o Pibid por um tempo mínimo de um ano. Na escola, especificamente os acadêmicos de Educação Física, além de acompanhar as aulas, planejam e participam da aplicação de atividades que visam o desenvolvimento integral dos alunos nos domínios afetivo, cognitivo e motor. Espera-se com este estudo verificar se existem contribuições do Pibid para a formação do aluno da escola que colaborem com o seu desenvolvimento nos mais diferentes domínios e na compreensão do convívio em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Daiany de Sousa Pereira Burlim, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Marly Baretta, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Burlim, I. D. de S. P., & Baretta, M. (2017). PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA SUA FORMAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14253

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <