(RE) CONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR: ATIVIDADE DE ENSINO E INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Gracielle Fin Unoesc, Área das Ciências da Vida, Curso de Educação Física
  • Marly Baretta Unoesc, Área das Ciências da Vida, Curso de Educação Física
  • Bárbara Schuermann Unoesc, Área das Ciências da Vida, Curso de Educação Física

Resumo

No curso de licenciatura em Educação Física os acadêmicos são estimulados a vivenciar a prática da atuação nas escolas de educação básica. Desta forma os componentes curriculares de Didática e Teoria e Metodologia do Ensino da Ginástica organizaram uma atividade que contemplou a proposta de visita orientada à escola, com posterior elaboração de relatório e socialização. Após a visitação, os acadêmicos relataram a importância desta atividade para a sua formação, uma vez que, visitar a escola adotando uma postura de futuro professor, permite que sejam considerados processos organizacionais que envolvem a prática pedagógica. Com o desenvolvimento das atividades de investigação, observação de aulas e elaboração dos relatórios, confirmou-se a importância das atividades propostas pelos componentes curriculares. Nos momentos de socialização, que se sucederam à elaboração do relatório, percebeu-se que de alguma forma os acadêmicos refletiram sobre muitos aspectos, entre eles, entender as dificuldades que os professores enfrentam na sua prática pedagógica, tendo responsabilidades diante da escola, dos alunos e da sociedade, pois, o professor busca o desenvolvimento integral dos seus alunos. A boa prática pedagógica e a formação do professor não depende apenas do momento da aula, mas sim de um processo documentado, planejado e praticado. Neste sentido, os acadêmicos relatam perceber a importância destes processos para a preparação e organização das aulas, sendo esta atividade de extensão uma ótima possibilidade de interação com o ambiente escolar. Palavras-chave: Ensino. Escola. Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Fin, G., Baretta, M., & Schuermann, B. (2016). (RE) CONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR: ATIVIDADE DE ENSINO E INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11414

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>