PIBID: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Rosana Carolina Lorenço da Rosa Unoesc
  • Marly Baretta Unoesc

Resumo

O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), numa parceria entre a universidade e a escola de educação básica, prioriza o processo de formação inicial de professores, sobretudo com o objetivo de possibilitar, aos acadêmicos, experiência profissional no exercício da docência. Com a inserção do acadêmico no âmbito escolar, observa-se não somente como acontecem e são aplicadas as aulas, mas também como ocorre o processo educacional de forma abrangente, o que agrega conhecimentos no processo de aprendizagem e formação desse acadêmico. O objetivo do estudo foi investigar a percepção dos acadêmicos de Educação Física da Unoesc sobre a influência do Pibid na sua formação inicial. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, quantitativa e descritiva. A população deste estudo foi constituída pelos acadêmicos de Educação Física da Unoesc vinculados ao Pibid. A coleta de dados foi realizada pela acadêmica responsável pela pesquisa por meio de um questionário enviado via correspondência eletrônica. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva. A maioria (91%) dos acadêmicos reconhece a contribuição do Pibid na formação inicial e ressalta como uma das potencialidades do programa, a troca de experiências no âmbito escolar (74,1%). Considerando as informações coletadas, acredita-se que o Pibid contribui, por meio da diversidade de experiências e das atividades realizadas, para a ampliação do conhecimento adquirido pelo licenciando ao longo do seu percurso formativo na Universidade, oportunizando a aproximação do contexto real da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Carolina Lorenço da Rosa, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Marly Baretta, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Rosa, R. C. L. da, & Baretta, M. (2017). PIBID: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14222

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>