PIBID: PERCEPÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Os futuros professores precisam buscar capacitação que beneficie seus alunos com conhecimento diferenciado e atualizado. A universidade, nesse momento, tem o papel de orientar os acadêmicos a direcionar um olhar crítico sobre o processo ensino-aprendizagem, colaborando com a construção do conhecimento deles. O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é considerado como um espaço de articulação entre teoria e prática ao longo do processo de formação do docente. O objetivo do estudo foi investigar a percepção dos professores do curso de graduação em Educação Física sobre a formação inicial dos acadêmicos que participam do Pibid. A pesquisa se classificou como aplicada e descritiva. Participaram do estudo 25 professores. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora por meio do aplicativo Google Docs. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva. A maioria dos professores (96%) informou que conhece os acadêmicos que participam do Pibid, bem como possuem entendimento sobre o programa, e que a participação do acadêmico no Pibid proporciona desenvolvimento profissional (88%). Com relação ao desempenho do acadêmico no curso de graduação, há um maior comprometimento com as aulas (84%) e maior confiança para planejar e aplicar atividades (88%). Entende-se que o Pibid contribui com a formação e construção do conhecimento técnico e científico dos acadêmicos, auxiliando na aprendizagem e transformação para que se tornem profissionais de qualidade, realizando o trabalho de maneira pertinente e segura quando planejam e ministram suas aulas.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Nascimento, J. C., & Baretta, M. (2017). PIBID: PERCEPÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14258
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa