PIBID: PERCEPÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Jenifer Colet Nascimento Unoesc
  • Marly Baretta Unoesc

Resumo

Os futuros professores precisam buscar capacitação que beneficie seus alunos com conhecimento diferenciado e atualizado. A universidade, nesse momento, tem o papel de orientar os acadêmicos a direcionar um olhar crítico sobre o processo ensino-aprendizagem, colaborando com a construção do conhecimento deles. O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é considerado como um espaço de articulação entre teoria e prática ao longo do processo de formação do docente. O objetivo do estudo foi investigar a percepção dos professores do curso de graduação em Educação Física sobre a formação inicial dos acadêmicos que participam do Pibid. A pesquisa se classificou como aplicada e descritiva. Participaram do estudo 25 professores. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora por meio do aplicativo Google Docs. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva. A maioria dos professores (96%) informou que conhece os acadêmicos que participam do Pibid, bem como possuem entendimento sobre o programa, e que a participação do acadêmico no Pibid proporciona desenvolvimento profissional (88%). Com relação ao desempenho do acadêmico no curso de graduação, há um maior comprometimento com as aulas (84%) e maior confiança para planejar e aplicar atividades (88%). Entende-se que o Pibid contribui com a formação e construção do conhecimento técnico e científico dos acadêmicos, auxiliando na aprendizagem e transformação para que se tornem profissionais de qualidade, realizando o trabalho de maneira pertinente e segura quando planejam e ministram suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenifer Colet Nascimento, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Marly Baretta, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Nascimento, J. C., & Baretta, M. (2017). PIBID: PERCEPÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14258

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>