POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: INTEGRAÇÃO SOCIAL DE IDOSOS
Resumo
O objetivo geral desta investigação é a interação entre as políticas de educação musical e práticas pedagógicas como estratégia de integração social de idosos. O estudo partiu da pergunta: quais as práticas pedagógicas mais significativas no processo de ensino e aprendizagem de educação musical para idosos? Num primeiro momento, fez-se estudo teórico sobre o tema. O envelhecimento humano é irreversível, sendo a educação musical importante ferramenta para amenizar alguns aspectos do envelhecimento. Em seguida, procedeu-se à revisão da legislação e políticas de amparo ao idoso, incluindo temas como a forma de garantir aos idosos todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana e o direito à participação na comunidade. Buscou-se, igualmente, analisar as políticas de educação musical no Brasil, iniciando pela era Vargas e o canto orfeônico de Villa-Lobos, passando pela Ditadura Militar e culminando nos dias atuais. Concluiu-se que há real necessidade de se incentivar o estudo da música junto aos idosos, dada a lacuna existente no histórico do ensino musical destas pessoas e a fraca legislação atual sobre o tema. Por fim, após explorar os princípios da andragogia, construiu-se proposta metodológica visando a aplicação de aula prática, sendo escolhido como tema a história da música sertaneja nacional. A escolha do tema deu-se após pesquisa-entrevista com os alunos, demonstrando total consonância com os princípios andragógicos “contexto”, “experiência de vida” e “valor agregado”.
Palavras-chave:Envelhecimento. Políticas públicas. Educação musical.