A MÚSICA COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL
Resumo
Esse estudo é resultado da prática docente em educação musical, possibilitada pelo PIBID subprojeto Licenciatura em Música Unoesc Capinzal. Tem como intenção, dar apoio e ao mesmo tempo oportunidade de formação aos estudantes que estão cursando a graduação, contribuindo para uma melhor qualidade da educação básica nas escolas. Existe uma reciprocidade da E.E.B Mater Dolorum, com o curso de Licenciatura em Música da UNOESC, possibilitando que os bolsistas se deparem na prática com a realidade escolar, que é uma oportunidade imprescindível, pois leva à uma experiência didática que não fica apenas na teoria, mas tem aplicação direta com a prática docente. Desse modo, os bolsistas, além de aprenderem a se preparar para a docência, também ganham conhecimento para encarar os inúmeros imprevistos que acontecem no dia a dia escolar. Nesse sentido, se relata a passagem de um aluno da escola que através do ensino da música começa a obter melhores resultados em outros componentes curriculares, bem como sua inclusão social. Diante dessa perspectiva pedagógica surge o problema que é: Qual é o caminho e a postura a adotar ao deparar-se com intrigas entre discentes da mesma turma dentro da instituição escolar? Tal indagação ocasionou o objetivo de compartilhar as experiências que a educação musical traz para o aprendizado das crianças e adolescentes, mostrando que ela também abre possibilidades de caminhos, oportunizando a realização pessoal, social e profissional. Portanto, fica evidente a capacidade do ensino da música como ferramenta pedagógica e como forma de inserção social.
Palavras-chave: Prática Docente. Educação musical. Inclusão social.