VIVÊNCIAS PIBIDIANAS: MÚSICA E INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo
Esse trabalho pretende compartilhar experiências vividas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à docência (PIDID) vinculado ao curso de licenciatura em música da UNOESC Capinzal e que tem como propósito a promoção do contato entre acadêmicos da licenciatura e da escola durante a vivência escolar. Traz à tona a discussão sobre a dinâmica interdisciplinar defendida por muitos educadores, e faz de forma breve um apanhato histórico sobre o modelo disciplinar que perdura até os dias de hoje. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica respalada em dados téoricos e fáticos. As atividades foram desenvolvidas na escola Bernardo Moro Sobrinho localizada no município de Capinzal SC, com a turma do 1º ano do ensino fundamental matutino, sendo que as atividades tiveram como objeto de estudo o som, o corpo humano, o ambiente escolar e o meio ambiente. Propõem-se dessa forma, por meio da viência pibidiana promover a interdisciplinaridade entre os elementos musicais, aqui representados pelo estudo do som, e os conhecimentos abordados pelo currículo da escola no momento da realização dessa pesquisa. Finaliza-se respaldando os resultados obtidos com a pesquisa realizada, através da qual ficou claro que diferentes abordagens sobre um mesmo fenômeno/objeto é capaz de proporcionar o conhecimento atendendo as particularidades encontradas em sala de aula e capacitando o aluno para uma abordagem complexa, levando em conta um todo conciso.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Som. Vivências Pibidianas.