EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL E A DIFERENÇA ENTRE A LICENCIATURA E O BACHARELADO EM MÚSICA

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Resumo

Com o presente estudo, oportuniza-se uma pequena reflexão pertinente à história do ensino da música no Brasil, desde a chegada dos jesuítas até a promulgação da Lei n. 11.769/08, bem como as diferenças entre cursos superiores denominados Licenciatura e Bacharelado em Música. Portanto, visa-se enfatizar as diferentes nuances entre a Licenciatura e o Bacharelado no que diz respeito ao campo profissional, visto que na Licenciatura em Música, o foco é a educação musical, tendo como lócus de aprendizado a escola, e no Bacharelado, o foco é a performance musical. Nesse sentido, para apreciação das diferentes características entre Licenciatura e Bacharelado em Música, buscou-se como parâmetro o Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Capinzal e o Projeto Pedagógico Curricular do Bacharelado em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa e baseia-se em uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. A apreciação deste estudo visa mostrar que tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos do Bacharelado existe o comprometimento com o ensino do bel canto, ou seja, ambos comungam da mesma ideia do saber musical, porém, diferenciam-se quanto à formação profissional, pois o Bacharelado visa à prática instrumental e a Licenciatura visa às ações pedagógicas do educador musical.

Palavras-chave: Educação musical no Brasil. Licenciatura. Bacharelado.

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Biografia do Autor

Erickson Rodrigues do Espírito Santo, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Música

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Rodrigues do Espírito Santo, E. (2015). EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL E A DIFERENÇA ENTRE A LICENCIATURA E O BACHARELADO EM MÚSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8270

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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