CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

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Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação
do Ministério da Edcuação que tem como objetivo fomentar a iniciação à docência de acadêmicos de licenciaturas. Neste caso, abre novas possibilidades no que se refere à formação inicial dos futuros pedagogos, umas vez que oportuniza a vivência da prática docente, fazendo com que, a partir dessas práticas os bolsistas comecem a realizar a reflexão crítica das suas próprias ações. O programa é de extrema relevância para a reflexão e formação da identidade profissional, pois proporciona uma conscientização sobre o verdadeiro papel do professor, permitindo que os futuros docentes posssam garantir uma docência compartilhada, uma aprendizagem significativa que resulte em aprendentes educados para saber fazer, ser e viver em sociedade. São visíveis as melhorias resultantes das experiências no trabalho em sala de aula, como docentes e como alunos de licenciaturas, expondo as mudanças que uma política bem articulada pode promover a partir da parceria entre Educação Básica e Superior. Ao se voltar à qualidade da formação do licenciado, o programa proporciona aprendizagens que estrapolam a intenção primordial, abarcando além da atuação profissional, áreas pessoais dos pibidianos. Para muitos acadêmicos que desconhecem a realidade escolar, o contato leva ao enfrentamento dos dilemas do cotidiano da futura profissão, envolvendo-os na construção de saberes que aprimoram a sua formação, passando a ser
um estímulo à futura profissão.

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Biografia do Autor

Erickson Rodrigues do Espírito Santo, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Pedagogia

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Rodrigues do Espírito Santo, E. (2016). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11376

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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