POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: INTEGRAÇÃO SOCIAL DE IDOSOS

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Resumo

O objetivo geral desta investigação é a interação entre as políticas de educação musical e  práticas pedagógicas como estratégia de integração social de idosos. O estudo partiu da pergunta: quais as práticas pedagógicas mais significativas no processo de ensino e aprendizagem de educação musical para idosos? Num primeiro momento, fez-se estudo teórico sobre o tema. O envelhecimento humano é irreversível, sendo a educação musical importante ferramenta para amenizar alguns aspectos do envelhecimento. Em seguida, procedeu-se à revisão da legislação e políticas de amparo ao idoso, incluindo temas como a forma de garantir aos idosos todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana e o direito à participação na comunidade. Buscou-se, igualmente, analisar as políticas de educação musical no Brasil, iniciando pela era Vargas e o canto orfeônico de Villa-Lobos, passando pela Ditadura Militar e culminando nos dias atuais. Concluiu-se que há real necessidade de se incentivar o estudo da música junto aos idosos, dada a lacuna existente no histórico do ensino musical destas pessoas e a fraca legislação atual sobre o tema. Por fim, após explorar os princípios da andragogia, construiu-se proposta metodológica visando a aplicação de aula prática, sendo escolhido como tema a história da música sertaneja nacional. A escolha do tema deu-se após pesquisa-entrevista com os alunos, demonstrando total consonância com os princípios andragógicos “contexto”, “experiência de vida” e “valor agregado”.

Palavras-chave:Envelhecimento. Políticas públicas. Educação musical.

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Biografia do Autor

Erickson Rodrigues do Espírito Santo, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Música

Luiz Carlos Luckmann, Unoesc

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Música

Jessé Pivetta Balbinoti Thibes, Unoesc - Capinzal Bolsista

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Música

 

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Rodrigues do Espírito Santo, E., Luckmann, L. C., & Balbinoti Thibes, J. P. (2017). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: INTEGRAÇÃO SOCIAL DE IDOSOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13987

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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