RELATO DE EXPERIÊNCIA O DESENVOLVIMENTO DO LICENCIANDO EM MÚSICA E SUA INTEGRAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: BENEFÍCIOS NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O presente estudo está relacionado às experiências profissionais em construção no exercício da docência em educação musical, mais em especial de um aluno do Programa PIBID, na Escola de Educação Básica Mater Dolorum. Teve-se por objetivo apresentar a trajetória para a iniciação à docência desse bolsista, bem como estabelecer a relação entre PIBID, Escola e Universidade por meio do Curso de Licenciatura em Música, formando a tríade que dará suporte ao bolsista no que se refere aos caminhos da docência. Em relação ao desenvolvimento escolar, sua organização e seu funcionamento, torna-se mais evidente aos bolsistas que a escola constitui um espaço privilegiado, um lócus de formação. Inseridos nesse espaço, os pibidianos embasados na Lei n. 11769/08 participam de todos os segmentos e ações pedagógicas do educandário e da aquisição e aplicação das práxis da educação musical. Nesse contexto, é possibilitado a eles estabelecerem o desenvolvimento pessoal na formação profissional, unindo as práticas pedagógicas como docentes, aproximando e facilitando a formação escolar à formação acadêmica. Para concluir, cabe destacar que esse relato demonstra que o PIBID é a principal ferramenta de aperfeiçoamento na formação dos licenciandos em música e futuros professores de Educação Musical, fazendo-os refletir sobre o dia a dia prático em sala de aula e sobre como ocorrerá o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: PIBID. Educação musical. Iniciação à docência.