PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Tiago Zonta UNOESC Campus Chapecó
  • Felipe Kwiecinski da Silva

Resumo

O projeto iniciado em 2014 sofreu uma evolução em 2015 e inseriu a programação como oferta para os alunos que desejavam dar continuidade nos estudos ligados a computação. Em 2015 foram atendidas em torno de 50 crianças de idade entre 13 a 17 nas escolas Bom Pastor e Lara Ribas, com o avanço do projeto foi criado um plano básico de 8 a 10 aulas com os seguintes conteúdos: 1-Eu posso programar?É difícil criar um Robô?Só existem robôs físicos?; 2-Programação em bloco; 3-Ambiente LEGO e Arduino, sensores e blocos inteligentes; 4 a 6-conceitos vistos em sala, por exemplo, conceito de alavanca, energia, realização de cálculos com robôs reagindo aos resultados. Neste ponto é feito acompanhamento de melhoria em sala de aula em conteúdos relacionados; 7 a 10–Criação de um robô seguidor de linha, Sumô ou algo relacionado para motivar a ideia da participação em competições. O projeto manteve também sua parceria com o CAPP no serviço de Altas Habilidades/Superdotação em que foram atendidas 14 crianças de idade entre 8 a 17 anos com atividades de lógica, programação, protótipos, Arduino e atividades de enriquecimento.
Além do amadurecimento do projeto, foi ofertado aos alunos interessados oficinas de algoritmos, com isso vários pontos positivos podem ser destacados, o colégio Bom Pastor criou uma oficina de robótica constante e participou junto com a Unoesc Chapecó na feira Face e Kids, também tivemos em 2016 a participação do primeiro aluno do ensino médio numa das maiores competições de robótica do Brasil no qual levou seu Robó Sumô de LEGO de 1kg.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zonta, T., & da Silva, F. K. (2016). PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZANDO ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11239

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>