ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA A PARTIR DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação na área da Computação, propõem que na matriz curricular e na operacionalização do curso haja, entre outros elementos, formas de implementação da interdisciplinaridade e formas de integração entre teoria e prática. Visando melhorar o aprendizado do conteúdo de Probabilidade e Estatística, a utilização de métodos de ensino focando na interdisciplinaridade e na teoria-prática torna-se de fundamental importância. A estatística também é muito utilizada no aprendizado de máquina (Machine Learning), aplicando linguagens como Python e R. Com base no exposto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino desse componente curricular aplicando conceitos de programação. Em grupos, os acadêmicos implementaram um dos assuntos estatísticos trabalhados na linguagem de programação que tivessem maior afinidade. Diferentes linguagens foram utilizadas, como por exemplo, Delphi, Java e C++, integrando dessa forma, outras disciplinas importantes na formação profissional. Observou-se grande participação e motivação por parte dos acadêmicos para execução do programa e um grande censo de trabalho em equipe. Conclui-se que os resultados esperados foram alcançados, já que todos executaram o proposto, houve uma grande interdisciplinaridade unindo a teoria-prática e desenvolveu o censo crítico de cada um, atendendo algumas das DCNs, como por exemplo, a capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana e aprimoramento de suas competências e habilidades.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Reis, C. Z., Matte, J. L., & Zonta, T. (2018). ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA A PARTIR DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18227
Edição
Seção
Chapecó - Ensino