OS DESAFIOS DO CENÁRIO DO ENVELHECIMENTO ATIVO: OS DIREITOS À EDUCAÇÃO E À QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ – SC
Resumo
A pesquisa tem como premissa a análise da efetividade e os benefícios do direito à educação e à qualidade de vida dos idosos, que participam da extensão universitária da Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC). Este programa advém das políticas públicas municipais voltadas aos idosos em parceria com Instituição de ensino superior. O direito à educação, muitas vezes negadas em fase anterior da vida, por sua vez, proporciona ao idoso uma melhor qualidade de vida, tornando a convivência em sociedade ampla, harmoniosa e saudável, além de demais benefícios. Por meio de um estudo de caso, mediante o uso de entrevistas e questionários, portanto qualitativa e quantitativa, identificou-se que os idosos que participam ativamente no programa, sentem-se capazes, constituem uma rede nova de amigos e descobrem que ainda podem se envolver em novas atividades, como da aprendizagem. Os idosos afirmam que a vida mudou para melhor depois que ingressaram na UMIC e mencionam a continuidade da mesma, bem como a criação de outros programas. Diante da pesquisa, compreende-se a necessidade de ampliação de serviços de acolhimento institucional, visando atender os idosos que necessitam do cuidado do Poder Público e fortalecer a rede de serviços e programas já existentes, ampliando o atendimento e a participação dos idosos. Ainda, concluiu-se que é fundamental a parceria entre as instituições públicas e privadas e de novas metodologias para melhor atendê-los, pois os idosos passaram a desenvolver um cenário ativo em sociedade, visando à qualidade de vida e o exercício de seus direitos.
Palavras-chave: Idoso. Qualidade de vida. Educação. Direito. Envelhecimento Ativo. Políticas Públicas.