APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM SETE EMPREENDIMENTOS INTEGRANTES DA PRÉ-INCUBADORA DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT) DA UNOESC DE CHAPECÓ
Resumo
O planejamento estratégico é uma ferramenta usada pelas organizações com o intuito de proporcionar padrões satisfatórios de desempenho a partir da formulação de objetivos e do estabelecimento de programas de ação e execução. No contexto das empresas que estão em fase de inserção no mercado, conhecidas como startups, o conceito de planejamento estratégico ainda é pouco explorado. Objetivou-se, com este trabalho, aplicar a Metodologia de Planejamento Estratégico em sete empreendimentos integrantes da Pré-incubadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc de Chapecó. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com delineamento da Pesquisa-ação. Até o momento, foram realizados cinco workshops coletivos com os sete empreendimentos com as seguintes temáticas: dedicado à construção de concorrentes imaginários; realizada a análise externa; elaborada a análise interna; caracterização da empresa como subsídio à elaboração da missão e dos valores; e foram definidos os objetivos estratégicos. Estão previstos mais dois workshops. No sexto, serão elaborados os planos de ação e no sétimo haverá a aprovação dos planos estratégicos e a definição do sistema de acompanhamento e controle. Paralelamente aos workshops, os pesquisadores prestam consultoria aos empreendimentos. Os resultados parciais permitem concluir que o planejamento estratégico amplia a visão administrativa dos participantes e proporciona o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Outro aspecto muito positivo é que os sete empreendimentos trocam experiências entre si na elaboração de cada etapa do planejamento estratégico, que confere à pesquisa o caráter participativo. Até o momento, a metodologia empregada vem surtindo o resultado esperado.
Palavras-chave: Estratégia. Planejamento estratégico. Concorrente imaginário. Pré-incubadora. Startup.