DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS DA HOMOFOBIA NO TRABALHO
Resumo
A diversidade sexual é um desdobramento da diversidade que integra a condição humana, manifestando-se por meio das orientações afetivo-sexuais e das diversas identidades de gênero. O preconceito, a discriminação e a intolerância contra as minorias sexuais continuam marcando presença na sociedade por intermédio da homofobia, inclusive no ambiente de trabalho, em que se materializa, entre outras, na forma do dano moral, do assédio moral e da dispensa discriminatória. Esses atos de violência homofóbica, praticados de forma velada ou declarada, uma vez que contrários ao Direito, devem ser amplamente combatidos. Diante da existência de interesses multifacetados, característica peculiar dessa minoria ou grupo vulnerável, não raro, a tutela jurídica que lhe é dispensada precisa ser distinta, a fim de que haja a satisfação de interesses diferentes. Por ser assim, analisam-se os desdobramentos jurídicos da homofobia na seara juslaboral, bem como os mecanismos de tutela previstos no ordenamento jurídico brasileiro. Para tanto, mostra-se imperioso analisar, primeiramente, quem são as minorias e os grupos vulneráveis, para que se possa identificar corretamente as minorias sexuais e também visitar os conceitos de preconceito, discriminação e intolerância, os quais podem gerar a homofobia.
Palavras-chave: Discriminação. Homofobia. Trabalho. Mecanismos de tutela.
Downloads
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2008.
ARENDT, Hanna. Condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Ttradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2002.
CAMPANHA, Josué. Como vencer o preconceito. São Paulo: Vida, 2004.
CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2002.
CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. O direito à diferença: as ações afirmativas como mecanismo de inclusão social de mulheres, negros, homossexuais e pessoas portadoras de deficiência. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Policiais, juízes e igualdade de direitos, in Preconceito. Obra constituída por diversos autores e editada pelo Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania – Imprensa Oficial do Estado, 1996/1997. Disponível em <http://www.defendebrasil.org.br/novo/img/pdf/preconceito_.pdf>. Acesso em 06 mai. 2013.
DELGADO, Mauricio Godinho. Proteções contra a discriminação na relação de emprego, in RENAULT, Luiz Octávio Linhares; VIANA, Márcio Túlio; CANTELLI, Paula Oliveira (coords.). Discriminação. São Paulo: LTr, 2010a, p. 108-117.
______. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo, LTr, 2010b.
DIAS, Maria Berenice. Homoafetividade: o que diz a Justiça!: as decisões pioneiras do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que reconhecem direitos às uniões homossexuais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.
DIAS, Maria Berenice (coord.). Diversidade sexual e direito homoafetivo. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.
GALASSI, Almir. O direito fundamental a autodeterminar-se sexualmente como corolário da construção constitucional do direito da personalidade. 2011. 451 f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Pós-Graduação, Instituição Toledo de Ensino, Bauru, SP, 2011.
GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Curso de direito do trabalho. 6. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
JAKUTIS, Paulo. Manual de estudo da discriminação no trabalho. São Paulo, LTr, 2006.
LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de direito processual do trabalho. 7. ed. São Paulo: LTr, 2009.
LIMA, Firmino Alves. Teoria da discriminação nas relações de trabalho. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
MINHOTO, Antonio Celso Baeta (org.). Constituição, minorias e inclusão social. São Paulo: Rideel, 2009.
MINHOTO, Antonio Celso Baeta; OTERO, Cleber Sanfelici. Portador de Deficiência, Federação e Inclusão Social, in MINHOTO, Antonio Celso Baeta (org.). Constituição, Minorias e Inclusão Social. São Paulo: Rideel, 2009.
MOREIRA, Alexandre Magno Augusto; VIEIRA, Tereza Rodrigues. Homofobia: a discriminação por orientação sexual e por identidade de gênero na relação de trabalho, in VIEIRA, Tereza Rodrigues (coord.). Minorias sexuais direitos e preconceitos. Brasília: Consulex, 2012, p. 183-195.
OLMOS, Cristina Paranhos. Discriminação na relação de emprego e proteção contra a dispensa discriminatória. São Paulo: LTr, 2008.
PRADO, Marco Aurélio Máximo; MACHADO, Frederico Vianna. Preconceito contra homossexualidades: a hierarquia da invisibilidade. São Paulo: Cortez, 2008.
RIOS, Roger Raupp. O princípio da igualdade e a discriminação por orientação sexual: a homossexualidade no direito brasileiro e norte-americano. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
______. O conceito de homofobia na perspectiva dos direitos humanos e no contexto dos estudos sobre preconceito e discriminação, in POCAHY, Fernando (org.). Rompendo o silêncio: homofobia e heterossexismo na sociedade contemporânea. Porto Alegre: Nuances, 2007, p. 27-48.
RIOS, Roger Raupp; LOPES, José Reinaldo de Lima (org.). Em defesa dos direitos sexuais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
RIOS, Roger Raupp; GOLIN, Célio; LEIVAS, Paulo Gilberto Cogo (org.). Homossexualidade e direitos sexuais: reflexões a partir da decisão do STF. Porto Alegre, Sulina, 2011.
ROTHENBURG, Walter Claudius. Igualdade, in LEITE, George Salomão; SARLET, Ingo Wolfgang (coords.). Direitos fundamentais e estado constitucional: estudos em homenagem a J. J. Gomes Canotilho. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009, p. 346-371.
SALES, Dimitri Nascimento. Direito à visibilidade: direito humano da população GLBTT. Disponível em <http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/diversidade-sexual-combate-homofobia/artigos>. Acesso em 06 mai. 2013.
SÉGUIN, Elida. Minorias e grupos vulneráveis: uma abordagem jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
SILVA JÚNIOR, Enézio de Deus. A possibilidade jurídica de adoção por casais homossexuais. Curitiba: Juruá, 2005.
______. Diversidade sexual e suas nomenclaturas, in DIAS, Maria Berenice (coord.). Diversidade sexual e direito homoafetivo. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2011a, p. 95-115.
______. Homofobia e violência doméstica, in DIAS, Maria Berenice (coord.). Diversidade sexual e direito homoafetivo. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2011b, p. 495-510.
VECCHIATTI, Paulo Roberto Iotti. A luta judicial das minorias sexuais pela cidadania material. 2010. 441 f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Pós-Graduação, Instituição Toledo de Ensino, Bauru, SP, 2010.
______. Manual da homoafetividade: da possibilidade jurídica do casamento civil, da união estável e da adoção por casais homoafetivos. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
______. Minorias sexuais e ações afirmativas, in VIEIRA, Tereza Rodrigues (coord.). Minorias sexuais direitos e preconceitos. Brasília: Consulex, 2012, p. 29-54.
WALD, Arnoldo; GIANCOLI, Brunno Pandori. Direito civil: responsabilidade civil. v. 7, São Paulo: Saraiva, 2011.
WUCHER, Gabi. Minorias: proteção internacional em prol da democracia. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
CONTRATOS ADICIONAIS E DISTRIBUIÇÃO. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista Espaço Jurídico adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC (atribuição não comercial) conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da Unoesc.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista Espaço Jurídico. Assim, nenhuma permissão prévia será necessária por parte de autores ou editores da EJJL.