Globalização, direito, ciência jurídica
Resumo
Duas preliminares elucidações, necessárias para a correta avaliação deste ensaio, o qual foi elaborado para uma conferência a ser ministrada ao plenário da Accademia dei Lincei, e, portanto, para um público de uma variadíssima formação, mas – o que se observa – somente em mínima parte formado por juristas.
Impõem-se um linguajar jurídico de divulgação (que seria destoado no âmbito acadêmico), mas – este sim – voltado à comunicação e à compreensão. Os juristas presentes toleraram alguns esclarecimentos elementares que, para eles, são absolutamente pleonásticos e, sobretudo, a fuga por parte minha do excessivo tecnicismo do linguajar jurídico que frequentemente tem uma valência exotérica para os laicos.
Escolhi, ainda, fazer um colóquio com os meus ouvintes tendo por base algumas notas; isso, com a finalidade de tornar menos enfadonha a conferência.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
CONTRATOS ADICIONAIS E DISTRIBUIÇÃO. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista Espaço Jurídico adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC (atribuição não comercial) conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da Unoesc.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista Espaço Jurídico. Assim, nenhuma permissão prévia será necessária por parte de autores ou editores da EJJL.