Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia: fundamentos e aplicação
Resumo
No presente artigo visa-se apresentar a proposta fornecida pela Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia, bem como sua necessidade de observância e aplicação efetiva. Para isso, será feito breve histórico do desenvolvimento do Estado moderno para o Estado contemporâneo, inclusive explicando quais foram os principais fundamentos para a diminuição da soberania estatal no seu modelo absoluto. Isso mostra-se essencial para entender a necessidade da Europa em estabelecer união entre seus países como modo necessário de sobrevivência na ordem global. Especialmente sobre a Europa, será apresentada uma análise do contexto que levou a elaboração da Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia, mostrando-se suas funções, âmbito de aplicação, direitos relacionados em seus capítulos, bem como o desenvolvimento de sua natureza jurídica. Após essa análise, expõe-se os atos realizados após a primeira promulgação dessa Carta, inclusive visando demonstrar sua necessidade de aplicação e conhecimento pelos cidadãos, principalmente após sua importância e efetividade jurídica ter sido reconhecida no final de 2007 para defender que, apenas com a cooperação entre os Estados-membros europeus, será possível a persecução de seus objetivos, a fim de garantir efetiva proteção aos direitos dos cidadãos e prevenir, cada vez mais, abusos e arbítrios por autoridades mal-intencionadas.
Palavras-chave: Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia. Soberania. Normas compartilhadas. Legitimidade democrática.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
CONTRATOS ADICIONAIS E DISTRIBUIÇÃO. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista Espaço Jurídico adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC (atribuição não comercial) conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da Unoesc.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista Espaço Jurídico. Assim, nenhuma permissão prévia será necessária por parte de autores ou editores da EJJL.