SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL, FALSO ABUSO SEXUAL E GUARDA COMPARTILHADA: A NECESSIDADE DE UMA OBSERVAÇÃO JURÍDICA TRANSDISCIPLINAR

Autores

  • Ana Maria Oliveira de Souza, CEULM/ULBRA, Brasil CEULM/ULBRA
  • Ricardo de Macedo Menna Barreto, CEULM/ULBRA, Brasil CEULM/ULBRA

Resumo

Resumo: O presente texto tem por objetivo relacionar a síndrome da alienação parental, o falso abuso sexual e a guarda compartilhada partindo, para tanto, de uma perspectiva transdisciplinar. Visa-se, assim, desvelar noções que são comuns tanto ao Direito como a Psicologia a partir de uma perspectiva diferenciada. Especificamente, busca-se observar tanto aspectos jus-normativos, como a postura psicossocial que cristaliza a alienação parental, observando seus efeitos, sobretudo, em relação ao falso abuso sexual e a guarda compartilhada. Com efeito, as consequências da alienação parental tornam-se mais radicalizadas e universalizadas em um contexto de modernidade tardia, trazendo a necessidade de uma análise que parta de um prisma complexo, que não obstrua as relações de solidariedade existentes entre o Direito e a Psicologia.

Palavras-chave: Direito. Transdisciplinaridade. Alienação Parental. Falso Abuso Sexual. Guarda Compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Oliveira de Souza, CEULM/ULBRA, Brasil, CEULM/ULBRA

Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFAM/AM; Especialista em Comércio Exterior pela UFAM/AM; Graduada em Economia pela UFAM/AM; Acadêmica do Curso de Direito do CEULM/ULBRA (Manaus/AM).

Ricardo de Macedo Menna Barreto, CEULM/ULBRA, Brasil, CEULM/ULBRA

Mestre em Direito pela UNISINOS-RS. Professor e Coordenador de Atividades de Extensão do Curso de Direito do CEULM/ULBRA (Manaus/AM).

Downloads

Publicado

23-03-2012

Como Citar

de Souza, CEULM/ULBRA, Brasil, A. M. O., & Menna Barreto, CEULM/ULBRA, Brasil, R. de M. (2012). SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL, FALSO ABUSO SEXUAL E GUARDA COMPARTILHADA: A NECESSIDADE DE UMA OBSERVAÇÃO JURÍDICA TRANSDISCIPLINAR. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 12(1), 67–82. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/1400

Edição

Seção

Direitos Fundamentais Civis