CINEMA NA ESCOLA: A VIDA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A PARTIR DO FILME LENINGRADO

Autores/as

  • André Luiz Onghero UNOESC - Xanxerê
  • Solange Vilant de Biasi Supervisora na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva do PIBID - Subprojeto História UNOESC-Xanxerê
  • Bruna Cadini Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê
  • Dorcas de Siqueira Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê
  • Eduardo Luiz Batista Carvalho Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê
  • Eliane de Siqueira Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê
  • Marcos Adriano Dalla Vecchia Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê
  • Silvia Siqueira Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Resumen

Introdução: Durante a Segunda Guerra Mundial, a luta pela sobrevivência tornou-se uma constante, pois não era apenas o conflito armado que ceifava vidas, mas também a fome, a violência e a barbárie contra a população civil. A presente comunicação relata a experiência de abordar esse assunto na escola a partir de recursos audiovisuais. Objetivo: A atividade desenvolvida foi pensada com o objetivo de expor aos alunos as dificuldades enfrentadas pela população civil durante a Segunda Guerra Mundial, demonstrando que as consequências de uma luta armada extrapolam os campos de batalha. Metodologia: O recurso escolhido para a atividade foi o filme Leningrado (2007), dirigido pelo russo Aleksandr Buravsky, já que a obra representa de modo instigante esse momento da história mundial. Participaram da ação adolescentes do 3º ano do Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, do município de Xanxerê. Para o trabalho foram utilizados recursos disponíveis na escola como projetos e caixas acústicas, além dos materiais dos alunos. O filme foi exibido na sala do PIBID, durante as aulas de história, com a presença de 17 alunos. Após a exibição, os estudantes produziram um diário, imaginando viver na época do conflito e relatando o que teriam feito para sobreviver durante a guerra. Resultados: Ao avaliar as produções, constatou-se que os alunos foram capazes de expressar sua compreensão sobre os elementos básicos do conteúdo, alcançando o objetivo proposto. Conclusão: Conclui-se que os filmes são uma importante forma de abordar os assuntos históricos, facilitando a construção de imagens mentais sobre os períodos estudados.

Palavras-chave: Cinema. Ensino de História. Segunda Guerra Mundial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Luiz Onghero, UNOESC - Xanxerê

Graduado em História pela UNOESC campus de Chapecó (2001), Especialista em História: Cidade, Cultura e Poder pela UNOCHAPECÓ (2005), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UNICAMP (2007)

Solange Vilant de Biasi, Supervisora na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva do PIBID - Subprojeto História UNOESC-Xanxerê

Especialista em Ciências Humanas. Graduada em História e Geografia.

Bruna Cadini, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Dorcas de Siqueira, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê

Graduanda em História UNOESC – Xanxerê

Eduardo Luiz Batista Carvalho, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC – Xanxerê

Graduando em História UNOESC – Xanxerê

Eliane de Siqueira, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Marcos Adriano Dalla Vecchia, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduando em História UNOESC – Xanxerê

Silvia Siqueira, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Publicado

2015-11-20

Cómo citar

Onghero, A. L., Vilant de Biasi, S., Cadini, B., de Siqueira, D., Batista Carvalho, E. L., de Siqueira, E., Dalla Vecchia, M. A., & Siqueira, S. (2015). CINEMA NA ESCOLA: A VIDA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A PARTIR DO FILME LENINGRADO. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9414

Número

Sección

Resumos