O PIBID COMO ARTICULADOR DA PRÁTICA EDUCATIVA COM O EDUCANDO
Resumen
Introdução: No espaço escolar, as salas de aula apresentam diferentes características e a rotina, muitas vezes, limita o professor de proporcionar atividades diferenciadas que contemplem as habilidades individuais dos alunos. As atividades dos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade (Videira – SC), contemplam três oficinas: Apoio Pedagógico, Contação, animação e musicalização de Histórias e Jogos Matemáticos. Objetivo: O objetivo é oportunizar aos alunos, de forma lúdica e prazerosa, oficinas com atividades criativas, estimulando habilidades matemáticas, bem como a prática da dramatização, animação e musicalização, oportunizando a melhoria do ensino-aprendizagem. Outro objetivo é oferecer no contraturno oficinas pedagógicas, muitas delas em ambientes diferenciados da sala de aula, dinâmicas, lúdicas, que facilitam o aprendizado das crianças, inclusive com viagem de estudos para conhecer parte da história sobre a região do Contestado, oferecendo aos alunos ampliação de conhecimento de nossa diversidade cultural. Resultados: Com o trabalho dos Bolsistas de iniciação à docência da Pedagogia, atendemos em média 260 alunos da Educação Básica, obtendo resultados positivos no processo de alfabetização, bem como interagindo e encantando-se nas atividades com livros, músicas e dramatizações, compreendendo melhor os conteúdos matemáticos, já que estes se tornam significativos. Por intermédio de mediações lúdicas, possibilita-se aos alunos desenvolverem habilidades e consolidam uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: PIBID. Pedagogia. Lúdico. Prática Educativa.