O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NO PIBID
Resumen
Introdução: O lúdico é o ponto principal do trabalho de apoio pedagógico cujos educandos interagem no cotidiano e vem ao encontro da construção do conhecimento em sala de aula, sendo ele de suma importância no desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Objetivo: Baseia-se no objetivo de sanar os problemas de aprendizagens individuais que cada educando apresenta, salientando a leitura, oralidade, escrita e raciocínio matemático. Os alunos que apresentam dificuldades são atendidos no contraturno. Metodologia: As professoras bolsistas do PIBID desenvolvem metodologias orientadas para aquisição dos diferentes saberes por meio de atendimento individual e em equipe, jogos matemáticos, brincadeiras, teatros, estudo de textos diferenciados, leituras, contação de histórias e uma observação constante do desenvolvimento dos alunos no dia a dia. São atendidas diretamente 47 crianças. Resultados: Dada a intensificação da avaliação progressiva, percebem-se os resultados com certa brevidade, sendo então este aluno, após a constatação da superação de suas dificuldades, dispensado do programa, voltando para sua sala real de aula, onde continua observação, para que não retroceda nos seus aprendizados. Caso aconteça uma nova dificuldade é dado a ele uma nova chance de voltar ao programa. Conclusão: Podemos concluir após vários anos de trabalho que o programa PIBID é fundamental, pois vem atender à carência que existe nas escolas com determinados aprendizes, os quais necessitavam de maior tempo diário de aula para que seu desenvolvimento integral atingisse a meta esperada em seu nível de letramento.
Palavras-chave: PIBID. Matemática. Oralidade. Jogos. Avaliação.