A IMPORTÂNCIA DOS GRANDES JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Josiane Aparecida de Jesus Unoesc
  • Evandro Rossi Junior Unoesc
  • Tainan Devens Unoesc
  • Tamires de Souza Unoesc

Resumen

 

Introdução: Os jogos são atividades recreativas em que os participantes necessitam seguir regras preestabelecidas, que devem ser passadas com total clareza. Quando direcionados e conduzidos de maneira adequada, os jogos favorecem momentos de confraternização e integração, além de ser um forte aliado nas aulas de Educação Física para se trabalhar temas, como equilíbrio emocional, cooperação, aceitação da derrota, sentido de coletividade e capacidades físicas. Objetivo: Descrever experiências oriundas da aplicação dos grandes jogos nas aulas de Educação Física.  Metodologia: A professora supervisora juntamente com os bolsistas do PIBID aplicaram nas aulas de Educação Física na Escola Oscar Rodrigues da Nova para as turmas do 6° ao 9° ano, atividades e brincadeiras direcionadas para os grandes jogos, com a finalidade de observar os efeitos que eles desenvolvem sobre as atitudes comportamentais, o acervo motor, o entendimento das modalidades esportivas e a motivação em realizar as aulas de Educação Física, proporcionando uma interação mais efetiva entre os alunos e os pibidianos. A análise ocorreu pelo método qualitativo, no qual se observou os efeitos dos grandes jogos nas aulas de Educação Física, comparando-se os resultados com o que a literatura apresenta. Resultados: Por meio das atividades propostas notou-se que as turmas possuem comportamentos específicos no que diz respeito à execução dos grandes jogos. Esses aspectos ficam evidentes no âmbito da individualidade, pois o 6° e o 7° ano tendem a observarem menos o coletivo enquanto o 8° e 9° ano trabalham mais em equipe. A clareza na explicação das regras dos jogos proporcionou a continuidade da atividade sem interrupções. Os alunos sentiram-se motivados para jogarem e, no decorrer das aulas, maximizou-se o trabalho em equipe, havendo mais interação entre os colegas. Não foram registrados casos de desconforto com a derrota e de soberba com a vitória. Os pibidianos tiveram maior contato com os alunos, adquirindo o respeito deles. Conclusão: Os grandes jogos proporcionam um aprimoramento estratégico e por meio das atividades propostas houve melhoria da integração e socialização entre os alunos, dessa forma, os grandes jogos contribuíram para o entendimento de que a cooperação e o trabalho em equipe são fundamentais para o êxito, além disso, a adaptação de regras favorece a participação de todos, o que vem a qualificar os aspectos motor, social e afetivo.

Palavras-chave: Educação Física. Grandes Jogos. Motivação.

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Publicado

2015-11-20

Cómo citar

Baretta, E., de Jesus, J. A., Rossi Junior, E., Devens, T., & de Souza, T. (2015). A IMPORTÂNCIA DOS GRANDES JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/8965

Número

Sección

Resumos