CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – PEQUENOS ESCRITORES DE OURO
Abstract
Introdução: A contação de história é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, instigando a imaginação, a criatividade, a oralidade, contribuindo na formação da personalidade da criança, envolvendo o social e o afetivo; sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Incentivar o hábito da leitura, pois temos observado, em nossas experiências o quanto se faz necessária essa prática pedagógica na sala de aula. Metodologia: A utilização de metodologias interativas visando auxiliar os alunos na construção de uma autonomia. A contação de histórias acontece nas salas de aula ou na biblioteca junto às turmas do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental. Ao contar histórias são utilizados fantoches, dedóches, teatro, livros de literatura, dramatizações, trabalhos em grupos, confecção de textos utilizando a leitura de imagens, produções de livros que são publicados on-line, bem como diversos materiais confeccionados pelas bolsistas de Iniciação à Docência e outros materiais pedagógicos e lúdicos, os quais contribuem para o desenvolvimento do hábito da leitura de forma prazerosa e auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: Ao contar histórias proporcionamos momentos lúdicos e únicos na vida dos alunos. No processo de contação de histórias os alunos têm participado e interagido em todos os momentos porque, por meio das literaturas, trabalhamos jogos pedagógicos, incluindo Matemática, Português, Geografia, História. Vivenciamos a interdisciplinaridade e vivenciamos momentos de aprendizagens como resultado de atividades lúdicas, como o projeto Pequenos Escritores, desenvolvido em uma escola Básica, na cidade de Ouro/SC.
Palavras-chave: Contação de Histórias. Aprendizagem. Pequenos Escritores.
Downloads
References
MIGUEZ, Fátima. Nas artes manhas do imaginário infantil. 14. Ed. Rio de Janeiro: Zeus, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação infantil. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.