OS JOGOS GIGANTES E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Authors

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Angela Maria Campagnollo
  • Ana Léia Particheli
  • Andressa Giehl

Abstract

Introdução: A criança vem perdendo o espaço de brincar, ora pelo crescimento dos centros urbanos que reduzem os espaços adequados, ora pela violência das ruas que as limitam a exercerem atividades dentro de casa ou na escola. Nesse sentido, algumas brincadeiras vão se perdendo e as indústrias de brinquedos vão dominando o universo das crianças num contexto cada vez mais consumista. Com o estilo de vida mais acelerado, os pais disponibilizam pouco tempo para construir brinquedo com seus filhos e dar atenção às brincadeiras. Assim, a escola deve possibilitar o lugar de brincar. Diante desses fatos, o  Subprojeto do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Chapecó, pretende proporcionar  a vivência dos jogos gigantes, possibilitando diferentes formas de brincar, revitalizando jogos tradicionais da cultura universal, como: o Puluk e o Reversi, disponibilizados pelo Laboratório Interdisciplinar do Lúdico e do Comportamento Motor (Lilucom) da Unoesc, possibilitando aos alunos a experiência em recriar o seu próprio jogo com materiais recicláveis e alternativos. Metodologia: O processo de aprendizagem ocorreu de forma interdisciplinar, sendo que a primeira etapa do trabalho aconteceu pela capacitação dos acadêmicos bolsistas e seus supervisores no Lilucom. O segundo momento foi a experiência organizada na escola. Os jogos gigantes oportunizaram vivência em grupo, sendo aplicados em aulas de Educação Física e nos intervalos recreativos nas escolas atendidas pelo PIBID. O terceiro momento possibilitou a construção de textos nas aulas de Língua Portuguesa – redigindo, descrevendo suas opiniões, expressados seus sentidos e significados e em Artes – criando e construindo jogos. Os textos estão em fase de análise para construção de relatos de experiências e artigos, para socialização destes em revistas e eventos científicos. Resultados: O projeto está em andamento, no entanto, os jogos foram aplicados na Escola Estadual de Educação Básica Bom Pastor, com alunos de 2ª e 3ª série, e no intervalo recreativo as crianças foram convidadas a participar. Nas aulas de Educação Física da Escola de Educação Básica Antonio Morandini está sendo aplicado o jogo Reversi. Posteriormente, será organizado sua construção com materiais alternativos e recicláveis e a redação de textos referentes à experiência vivida. Conclusão: Conclui-se que todos os alunos tiveram satisfação ao jogar os jogos gigantes, salientando nos textos que gostariam de repetir a experiência, assim como compreenderam suas origens históricas, aprendendo conceitos de solidariedade e cooperação. Dessa forma, eles podem ser considerados como ferramentas para os processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Jogos Gigantes. Educação Física. Aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Published

2015-11-20

How to Cite

de Oliveira, S. R., Campagnollo, A. M., Particheli, A. L., & Giehl, A. (2015). OS JOGOS GIGANTES E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9193

Issue

Section

Resumos