CARACOL MATEMÁTICO
Abstract
Introdução: A matemática se faz presente em diversas atividades do cotidiano social. O ensino dessa disciplina potencializou várias capacidades, ampliou progressivamente as possibilidades para compreensão de conhecimentos. Assim, os jogos matemáticos são como um estímulo ao processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um ambiente mais prazeroso e motivador. Objetivo: Melhorar o desempenho dos alunos no processo de multiplicação de forma prazerosa e desafiadora. Metodologia: Os participantes deste jogo foram 21 crianças, do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Attilio Luiz Calza, do munícipio de São Miguel do Oeste. Para iniciar, cada jogador, na sua vez, lança o dado e marca sua casa com o pino, conforme os pontos obtidos no dado. Após marcar a casa, observa se o pino caiu na casa laranja, azul ou amarela. Se cair na casa azul ou laranja o participante deverá realizar um cálculo de multiplicação. Se cair na casa amarela, o participante poderá passar a vez, andar ou voltar casas, de acordo com o que diz no tabuleiro. Assim, segue o jogo até um dos participantes ganhar a partida. Resultados: Na avaliação do pré-teste o grupo com dificuldades era composto por 12 educandos e no pós-teste apenas 4 permaneceram com dificuldades. Enquanto o grupo sem dificuldades era de 9 educandos no pré-teste e passou a 17 no pós-teste. Conclusão: Conclui-se que as atividades lúdicas despertam o interesse no aluno. Por intermédio de jogos a criança entra em um mundo repleto de imaginação, de intenso prazer e de cumprimento de regras, pois cada jogo possui suas sequências específicas e seus enigmas. Portanto, pode-se dizer que por meio do jogo conseguiu-se suprir as dificuldades dos educandos na realização das operações propostas, tornando o aprendizado mais prazeroso e desafiador.
Palavras-chave: Jogos. Matemática. Dificuldades.