EU TENHO: O JOGO MATEMÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Abstract
Introdução: O jogo matemático permite o desenvolvimento do trabalho em grupo, da linguagem oral e escrita e de diferentes habilidades do pensamento. Objetivo: A aplicação do jogo Eu tenho objetivou proporcionar momentos de reflexão, concentração, desenvolvendo o raciocínio lógico e matemático das crianças. Metodologia: O jogo foi aplicado com 16 crianças do terceiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental da EMEIEF Juscelino Kubitschek de Oliveira, de São Miguel do Oeste. Para a realização do jogo o professor distribui as fichas para os alunos, duas ou três para cada um, dependendo do número de alunos que estiverem presentes na turma. Um começa ler a ficha que tem: Eu tenho o 32..., o aluno que tiver o resultado da multiplicação continua o jogo e assim por diante, até terminarem as fichas. Resultados: Percebeu-se que houve o envolvimento de todos os alunos no desenvolvimento do jogo. Os alunos gostaram da atividade e o jogo oportunizou momentos de descontração e, ao mesmo tempo, de aprendizagem, fixando pontos básicos da multiplicação, manifestaram tanto o gosto pela atividade, que ela foi repetida por diversas vezes. Por intermédio do jogo Eu tenho muitas crianças fixaram a tabuada e melhoraram o seu desempenho matemático. Conclusão: Pode-se afirmar que o jogo é um grande aliado para o processo de ensino e aprendizagem e favorece o processo de concentração, reflexão e o raciocínio lógico, sem tornar a atividade enfadonha, como muitas vezes acontece no cotidiano pedagógico. Sem falar no interesse e prazer que os alunos sentem ao aprender e dominar a matemática. Pensar outras estratégicas pedagógicas, pode ser o grande desafio.
Palavras-chave: Jogo matemático. Processo de ensino e aprendizagem. Raciocínio lógico.