A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE: PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM
Abstract
Introdução: A criança tem com sua espontaneidade o ato de brincar, expressando e comunicando-se por meio da brincadeira, o que lhe permite desenvolver-se por intermédio da interação com o ambiente ao qual está inserida. Os jogos tradicionais têm grande influência neste contexto, oportunizando o desenvolvimento das crianças sem a imposição de uma prática individualizada, ou seja, enfatizando o desenvolvimento harmônico do cérebro, corpo e espírito. Objetivo: Relatar a experiência de atividades interdisciplinares realizadas nas aulas de Educação Física, envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Matemática e Conhecimentos Gerais por meio das atividades das amarelinhas e do twister que contemplassem a aprendizagem integral do aluno, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, como coordenação motora ampla, lateralidade e raciocínio. Metodologia: Os bolsistas do PIBID inseridos na Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, em Herval d’Oeste, SC, optaram por trabalhar com a interdisciplinaridade após reuniões de trabalho. Após desenhar no pátio da escola o twister e as amarelinhas, desenvolveram fichas de perguntas para dar andamento a estas atividades. Na amarelinha tradicional o aluno somente poderia avançar se acertasse a pergunta que ele mesmo sorteou, por exemplo, respondendo quanto é 2 x 6. Na amarelinha em formato de caracol para seguir no jogo, as crianças precisariam responder perguntas, como meses do ano e estações. Já no twister, para progredir no jogo é preciso atenção e conhecimento corporal para identificar as partes do corpo e diferenciar direita e esquerda (nesse sentido trabalhou-se também a lateralidade). Resultados: As atividades foram aplicadas para o 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, totalizando 60 alunos. No recreio mais crianças foram atendidas (35). Percebe-se que a interdisciplinaridade no contexto escolar possibilita que os alunos vivenciem diversas experiências, desde conhecer os limites de seu corpo, trabalhar em equipe, a tomar decisões e melhorar as condições de aprendizagem. Conclusão: O grande desafio é proporcionar um ensino de qualidade para todas as crianças, estimulando-os por meio de atividades inseridas na interdisciplinaridade em sua versão original ou com adaptações e que aprimorem seu acervo motor, cognitivo e afetivo.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação Física. Brincadeiras.