O PIBID E OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Na Escola de Ensino Fundamental Bela Vista, do Município de Fraiburgo, SC, as atividades realizadas pelas bolsistas do PIBID com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental são de extrema relevância, observando-se que os projetos de apoio pedagógico, recreio monitorado e contação de história viabilizam a interação e um aprendizado mais efetivo para a docência. Considerando que a escola possui muitos alunos de inclusão e que apresentam alto grau de dificuldade no seu processo de aprendizagem, os trabalhos desenvolvidos pelas alunas pibidianas têm mostrado resultados comprovados pelos professoras em sala de aula, os quais percebem a evolução do aprendizado das crianças que recebem um atendimento individualizado e exclusivo naquele momento, considerando que poucas vezes em sala os professores conseguem fazê-lo. Destacam-se, também, os jogos, brincadeiras e atividades interpretativas entre tantas que são utilizadas a fim de levar o aluno a entender e fazer relações cotidianas com o que está aprendendo. Outro aspecto importante na execução do projeto é o bom convívio social contemplado durante o recreio monitorado, que visa um melhor relacionamento dos alunos, evitando desentendimentos e ócio, possibilitando, a partir de atividades direcionadas pelos bolsistas, uma dinâmica de interação social mais lúdica. As aulas de contação de histórias também apresentaram alternativas positivas de aprendizado, desencadeadas pelas acadêmicas pibidianas, e são muito esperadas pelo alunos, pois além de ouvirem histórias e recontarem, eles se interessam pela leitura, pois em todas as aulas são contemplados com atividades lúdicas, como a elaboração de dobraduras, livrinhos, jogos, recorte, colagem, entre outros, objetivando o efetivo gosto e posterior hábito pela leitura, tão necessária ao desenvolvimento humano.
Palavras-chave: PIBID. Educação. Aprendizado. Interação Social.