DESCOBRINDO A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA
Resumo
Envolver a criança no universo mágico da literatura é levá-la a ver o mundo com olhos de encantamento, despertando uma nova relação com os mais diversos sentimentos. Dessa maneira, torna-se possível também trabalhar seu desenvolvimento intelectual e a formação de princípios individuais para medir e codificar os próprios sentimentos e ações. Inúmeros educadores vêm enfatizando a importância de inserir literatura em sala de aula; contudo, não basta oferecer obras para transformar alunos em leitores. É preciso motivá-los com textos que sejam significativos para sua realidade. A escola tem papel fundamental no processo de formação do leitor, pois é onde o aluno adquire a habilitação inicial na prática da leitura. Diante disso, as acadêmicas do curso de Pedagogia da Unoesc Videira, bolsistas do PIBID, apresentaram aos educandos obras que fazem parte dos clássicos da literatura infantil brasileira, oportunizando-os conhecer um pouco mais da vida e trajetória dos autores que compõem o cenário literário nacional, enfatizando a importância e a beleza que permeiam nossa cultura. Para tanto, utilizaram-se clássicos de Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Ziraldo, desenvolvendo não apenas o ato de contar histórias, mas de propor atividades que envolvem o reconto e a criação de novos textos baseados nos que são utilizados em aula, aproveitando para isso, os mais diversos espaços disponíveis no ambiente escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Vieceli, G., Camana, S. I., Berto, E. R., & Motta, G. (2016). DESCOBRINDO A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11113
Edição
Seção
Videira - Extensão