O PIBID E A DINAMIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Geraldo Vieceli Unoesc - Videira
  • Janice Aparecida Vacari Ariotti
  • Samuel Mozz
  • Gislaine Machado

Resumo

Os trabalhos organizados e executados pelo PIBID na Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade são de grande relevância para a instituição uma vez que insere práticas lúdicas e diferenciadas articuladas com os conteúdos trabalhos pelos professores em sala de aula, voltadas à alfabetização. O subprojeto do PIBID de Pedagogia da Unoesc Videira traz consigo grandes oportunidades e possibilidades para práticas ativas de aprendizagem, como por exemplo jogos, brincadeiras e contação de histórias com a utilização de diferentes recursos. Os alunos da Educação Básica que participam dos projetos frequentam diversas oficinas, como por exemplo a de contação de histórias, em que são envolvidos de forma a possibilitar o desenvolvimento de sua cognição e psicomotricidade através da criatividade, imaginação, criatividade e utilização de memória auditiva e visual. As histórias interpretadas foram variadas, como O Vestido Azul e A Verdadeira História do Lobo Mau, dentre outras com o intuito de agregar conhecimentos aos alunos e possibilitar o desenvolvimento de diferentes habilidades valorativas. Além disso, ao longo do ano letivo, foram realizadas oficinas, entre elas, os jogos de dominó gigante, dominó das sílabas e bingo. A partir de oficinas voltadas aos jogos matemáticos, os estudantes têm a possibilidade de desenvolvimento de raciocínio lógico, da observação e da atenção. Já os jogos de alfabetização permitem que aprendam e desenvolvam a oralidade e a escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de pedagogia e Artes Visuais da Unoesc Campus de Videira

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Vieceli, G., Ariotti, J. A. V., Mozz, S., & Machado, G. (2016). O PIBID E A DINAMIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11259

Edição

Seção

Videira - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>