PERFIL MOTIVACIONAL PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DE CAPINZAL, SC

Autores

  • Marly Baretta Unoesc, Joaçaba
  • Rafael Thomaz de Vargas Unoesc, Joaçaba

Resumo

A motivação pode ser entendida como um impulso ou força interior que leva uma pessoa a apresentar um determinado comportamento. A Educação Física, que, no ensino médio, é uma disciplina do currículo escolar, está em um cenário de desmotivação por parte dos adolescentes em muitas escolas do país. Apesar dos inúmeros benefícios que são reconhecidos e proporcionados pelas atividades físicas, é necessária uma intervenção urgente para que sejam minimizados os problemas decorrentes da insuficiência de atividades físicas nessa faixa etária. Uma alternativa é conhecer o perfil motivacional para a prática de atividades físicas dos adolescentes. O objetivo neste estudo foi investigar o perfil motivacional dos adolescentes para a prática das aulas de Educação Física. Esta pesquisa se caracteriza como aplicada, quantitativa e descritiva. Foram investigados 173 adolescentes de duas escolas da rede pública estadual que oferecem ensino médio no Município de Capinzal. O instrumento utilizado para esta pesquisa foi o IMPRAFE – 54. Todos os adolescentes investigados foram conscientizados do desenvolvimento e importância do estudo. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva. Constatou-se que as dimensões que mais motivam os adolescentes são a saúde (4,02 pontos) e o prazer (3,64 pontos). As que menos trazem motivação à prática de atividade física nas aulas de Educação Física são a competitividade (2,66 pontos) e controle de estresse (2,89 pontos). Entende-se que as informações referentes à motivação para a prática de atividades físicas são extremamente importantes para auxiliar os profissionais de Educação Física que trabalham com adolescentes, pois, ao conhecerem os principais domínios motivacionais de seus alunos, torna-se possível planejar aulas em que se tenha um maior índice de participação e motivação e, consequentemente, mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Motivação. Adolescente. Educação Física.

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Biografia do Autor

Marly Baretta, Unoesc, Joaçaba

Área das ciências da Vida, Curso de Educação Física

Rafael Thomaz de Vargas, Unoesc, Joaçaba

Área das Ciências da Vida, Curso de Educação Física

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Baretta, M., & de Vargas, R. T. (2015). PERFIL MOTIVACIONAL PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DE CAPINZAL, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8060

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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