DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aline Risso Unoesc
  • Marly Baretta Unoesc

Resumo

A escola, na maioria das vezes, é o principal espaço para o desenvolvimento de diferentes competências, contribuindo significativamente, para o aperfeiçoamento motor nas diferentes faixas etárias. O objetivo do estudo foi investigar o nível de desenvolvimento motor de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental nos grupos escolares de Concórdia. A pesquisa é classificada como aplicada, quantitativa e descritiva. Foi solicitada autorização nas escolas para a realização do estudo e foram avaliados 75 escolares que consentiram participar dele. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a Escala de Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002), que permite a classificação do desenvolvimento motor, em diferentes níveis. Os testes foram aplicados pela pesquisadora e, para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva. Os resultados demonstraram que 98,7% dos escolares avaliados apresentaram índices de classificação normal; destes,13,3%, normal alto, 78,7% normal médio e 6,7% normal baixo. Verificou-se que o desenvolvimento motor dos escolares é normal para a idade e eles não apresentam níveis de atraso motor. A Educação Física pode proporcionar uma diversidade de conteúdos e estratégias benéficas ligadas aos aspectos do desenvolvimento corporal, com possibilidade de prevenção de problemas motores e de aprendizagem, compreendendo que podem ocorrer alterações no comportamento motor ao longo da infância, mudanças na capacidade de controlar movimentos adquiridos nesse período, ocasionadas pela interação entre o ambiente e os fatores intrínsecos à criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Risso, Unoesc

Curso de Educação Física, Unoesc Joaçaba

Marly Baretta, Unoesc

Curso de Educação Física, Unoesc Joaçaba

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Risso, A., & Baretta, M. (2017). DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14185

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>