O TRABALHO COM ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Andresa Gabriela Flamea Unoesc
  • Marly Baretta Unoesc

Resumo

O autismo caracteriza-se por distúrbios que prejudicam a socialização, comunicação e comportamento, afetando o envolvimento de indivíduos autistas na sociedade e ambiente escolar. O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de professores de Educação Física acerca do seu trabalho com alunos autistas. A pesquisa é de natureza aplicada e de caráter descritivo. Foi aplicado um questionário com 14 perguntas para 16 professores de Educação Física que trabalham nas escolas da região da AMMOC e que têm em suas turmas alunos diagnosticados com transtorno do espectro autista. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, utilizando-se o programa Microsoft Office Excel 2010. Os resultados demonstraram que os professores de Educação Física sofrem pela falta de conhecimento sobre o autismo. Dos professores investigados, somente seis (37,5%) já realizaram algum curso de formação ou capacitação a respeito do transtorno. Uma das grandes dificuldades destacadas por 10 (62,6%) professores é a inclusão dos alunos com autismo nas aulas. Apesar das características, atitudes e comportamentos variarem de caso para caso, a inclusão destes alunos, apesar de ser considerada um desafio, é um dos passos para o desenvolvimento de suas competências. Os professores buscam ajuda dos colegas da turma neste processo, visto que 14 (87,6%) deles concordaram que seus alunos acolhem os colegas com autismo nas aulas. A Educação Física é uma das disciplinas escolares que, se bem trabalhada, pode proporcionar inúmeras vantagens e benefícios aos alunos diagnosticados com o transtorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Flamea, A. G., & Baretta, M. (2018). O TRABALHO COM ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18669

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>