INCLUSÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Jessenan Almeida Unoesc, Chapecó, Sc
  • Leila Camila Soares de Sousa Unoesc, Chapecó, Sc
  • Vinicius Fiordalisi Sganzerla Unoesc, Chapecó, Sc
  • Dirce Welchen Unoesc, Chapecó, Sc

Resumo

O trabalho aborda a inclusão de alunos surdos na educação básica, um desafio que envolve métodos de ensino, recursos disponíveis e dificuldades enfrentadas por educadores e alunos. Segundo dados do INEP (2023), há 61.594 alunos surdos entre os 47,3 milhões da educação básica.

Este estudo tem por objetivo geral discutir estratégias para a inclusão de alunos surdos identificando formas de prevenir bullying e discriminação, que prejudicam a vida escolar e o aprendizado desses alunos, e conduzir uma pesquisa de campo com um professor surdo de uma Associação de Surdos do Oeste de Santa Catarina para obter insights sobre o tema. 

Desenvolveu-se a pesquisa com técnicas bibliográficas e abordagem qualitativa, incluindo a vivência de uma pessoa surda, uma das autoras do trabalho, envolvendo também observações e entrevistas com um mestre em educação.

O estudo evidencia que a inclusão de alunos surdos nas escolas regulares enfrenta desafios significativos. A entrevista com o professor surdo e experiências pessoais de um dos autores do trabalho indicam problemas como bullying e exclusão social. Alunos surdos frequentemente enfrentam fofocas, provocações e abusos, com colegas zombando e imitando-os de forma desrespeitosa. Esses comportamentos violam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que estipula que alunos com necessidades especiais devem receber suporte e ser incluídos nas aulas regulares (Brasil, 1996). A falta de preparo dos docentes, incluindo a ausência de capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), contribui para esses problemas, apesar de o artigo 58 da LDB exigir a presença de um professor que conheça essa Língua que é essencial para a comunicação e integração dos alunos.

Para superar os desafios na inclusão desses alunos, é crucial investir na formação contínua dos professores, incluindo o treinamento em Libras e a sensibilização para a diversidade cultural e linguística. Ademais, é fundamental melhorar as condições nas escolas, removendo barreiras atitudinais ou comportamentos que prejudiquem participação social da pessoa surda, disponibilizando recursos adequados, para atender às necessidades dos alunos surdos, a exemplo de disponibilizar intérpretes de libras, ofertar cursos para comunidade escolar, realizar palestras para conscientizar o respeito aos alunos. A implementação dessas ações é vital para criar um ambiente educacional inclusivo, no qual todos os alunos possam desenvolver-se plenamente, conforme previsto pela LDB. A adoção de políticas que incentivem o respeito e a compreensão entre todos os estudantes também é essencial para promover uma verdadeira inclusão nas escolas.

Palavras-chave: Bullying; Inclusão; Libras.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Almeida, J., Sousa, L. C. S. de, Sganzerla, V. F., & Welchen, D. (2024). INCLUSÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35857. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35857

Edição

Seção

Campus Chapecó

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